quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Consepe aprova mudança na data do Processo Seletivo 2012 da UFPA


A Universidade Federal do Pará alterou a data do seu Processo Seletivo 2012. Diferentemente de como estava previsto no edital do concurso, a prova será aplicada no sábado, dia 3 de dezembro de 2011, e não mais no domingo, 4 de dezembro. A decisão quanto à mudança foi tomada nesta quarta-feira, dia 28, durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para que não houvesse coincidência de datas do PS da UFPA com o vestibular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), também agendada para o dia 4 de dezembro.

De acordo com o que explicou o reitor Carlos Maneschy, optou-se pelo sábado em função de um compromisso assumido pela Instituição no sentido de realizar a prova do PS ainda em dezembro, visto que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consiste na primeira fase da seleção, será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Considerando, ainda, que o Enem tem, tradicionalmente, dois dias de prova, sábado e domingo, a Instituição não viu problemas em optar pelo sábado, em vez de postergar a aplicação da sua prova para janeiro de 2012, não penalizando os candidatos com a espera, visto que os demais domingos de dezembro já estão comprometidos com o plebiscito popular sobre a divisão do Pará, o vestibular da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e com as festas de fim de ano.

Novo horário - Outra novidade é referente ao horário da prova a ser aplicada pela UFPA, das 14h às 18h, também acompanhando o horário de aplicação da prova do Enem, o qual, desde seu primeiro ano de vigência como forma de avaliação para ingresso no ensino superior, se dá no turno vespertino, iniciando às 13h. A decisão pela tarde também é uma questão de logística, segundo aponta a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), professora Marilucia Oliveira, pois permite que as salas que servirão como locais de prova sejam arrumadas pela manhã, no mesmo dia do concurso, sem prejudicar a sexta-feira útil nas escolas da rede pública a serem cedidas pela Secretaria Estadual de Educação. “Além disso, o trânsito no sábado, à tarde, é menos intenso do que pela manhã”, complementou Carlos Maneschy.

Aos candidatos sabatistas que, por motivo de religião, não podem realizar a prova no sábado, no horário estipulado, será conferida a possibilidade de solicitarem condição especial para a realização do concurso a partir das 18h, da mesma forma como é feito com o Enem. “Esses candidatos devem comparecer ao local de prova no horário estipulado, mas permanecem em retiro até o momento em que poderão iniciá-la, ou seja, às 18h”, afirma Marilucia Oliveira. A diretora explica, ainda, que será disponibilizado no site do CEPS (http://ceps.ufpa.br/) um formulário eletrônico a fim de que os alunos que o forem se declarem sabatistas e solicitem essa condição de horário especial.

A previsão é que todos os candidatos que guardem o sábado possam realizar a prova no mesmo local, portanto, estes terão uma lotação específica, a qual será divulgada posteriormente, após a abertura do formulário eletrônico para esta solicitação. A diretora do CEPS chama, ainda, atenção ao fato de que o candidato sabatista que não solicitar o horário especial terá de realizar a prova no horário e local de prova comum a todos os demais candidatos.


Calendário Acadêmico – A reunião do Consepe também aprovou o calendário acadêmico para o ano de 2012, o qual deverá conter um total de 201 dias letivos para o regime extensivo. O início das atividades acadêmicas está previsto para o dia 5 de março (segunda-feira) e a sua conclusão para o dia 7 de julho (sábado). O segundo semestre tem início das aulas agendado para o dia 20 de agosto (segunda-feira), estendendo-se até o dia 22 de dezembro (sábado).

Os períodos de regime intensivo totalizam 101 dias, tendo o primeiro período início no dia 2 de janeiro (segunda-feira), encerrando-se no dia 3 de março (sábado), com 51 dias letivos, e o outro, iniciando-se em 2 de julho (segunda-feira) para encerrar-se no dia 29 de agosto (quarta-feira), com 50 dias de aula.

Confira aqui o calendário.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Começa na no dia 26 pagamento do servidores públicos do Estado

Começa na próxima segunda-feira (dia 26) o pagamento dos servidores públicos do Estado do Pará. Por meio da Secretária de Estado de Administração (Sead) o governo do Pará divulgou nesta sexta-feira (23) o calendário de pagamento dos servidores estaduais. O pagamento da folha contemplará primeiramente os pensionistas militares e civis, em seguida será a vez dos inativos civis e os que recebem pensões especiais.

O início será no próximo dia 26 (segunda-feira), e segue até o dia 30 do mês de setembro. A remuneração será feita na seguinte ordem:

CRONOGRAMA DO MÊS SETEMBRO:

Dia 26 (segunda-feira)-Inativos Militares e Pensionistas Civis e Militares.

Dia 27 (terça-feira)-Inativos Civil e pensões especiais/ SEAD.

Dia 28 (quarta-feira)-Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gab-Vice, NGPR, Procuradoria Geral, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Sedur, Seel, Seicom, Sedudh, Seop, Sespa, Seter, Setran e Secom.

Dia 29 (quinta-feira)-Bombeiros, Policia Civil, Policia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC/ Renato Chaves, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa.

Dia 30 (sexta-feira)-Seduc capital e interior.

 
Ascom/Sead

Red Hot Chili Peppers leva os seus clássicos

O show do Red Hot Chili Peppers, que fechou o segundo dia do festival Rock in Rio, fez jus à grandeza do evento. No repertório, clássicos como “Otherside”, “Under The Bridge”, “Me and My Friends”, “Higher Ground”, “Californication”, “Around The World”, “Blood Sugar Sex Magik” e “Give It Away”. Todas lançadas há mais de dez anos. A ausência mais sentida foi da canção “Scar Tissue”, que a banda tocou no show que fez em São Paulo, semana passada.
O saldo final foi positivo. A apresentação carioca foi melhor, mais vibrante e divertida, inclusive com hits diferentes dos que foram apresentados em SP. O receio do grupo repetir o fiasco que foi o show no festival há dez anos, quando o som ficou muito baixo, não se concretizou e os californianos mostraram a uma multidão de 100 mil pessoas um espetáculo digno de entrar para a galeria do Rock in Rio.
O vocalista Anthony Kiedis usou a mesma roupa da apresentação de São Paulo. Já o baixista Flea entrou no palco com uma camisa da Seleção Brasileira. A banda foi acompanhada pelo percussionista brasileiro Mauro Refosco, convidado a excursionar na turnê mundial.
Canções como “Monarchy of Roses”, “Look Around”, “Factory of Faith”, “The Adventures of Rain Dance Maggie” e “Did I Let You Know”, todas do novo álbum, “I’m With You”, lançado neste ano, também entraram no repertório. A banda também apresentou ao público carioca o novo guitarrista Josh Klinghoffer. (Rio/AE)
fonte: DIARIO DO PARÁ

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VESTIBULAR UFPA 2012

http://www.ceps.ufpa.br/index.php/component/banners/click/63



PS 2012 - Conteúdo Programático
PS 2012 - Leituras Recomendadas - Versão Atualizada

FONTE: UFPA

UFPA realiza Círio de Nazaré 2011 na quarta-feira



A Universidade Federal do Pará vai celebrar o Círio de Nazaré, pelo terceiro ano consecutivo, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora. A procissão em homenagem à Virgem ocorrerá no Campus do Guamá, na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 7h30. O trajeto contemplará toda a Universidade, e a caminhada será encerrada com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, às 9h, no Centro de Eventos Benedito Nunes.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré da UFPA já está na programação oficial de peregrinação da imagem da Padroeira na Arquidiocese de Belém. Segundo explica Nádia Nogueira, uma das integrantes da comissão organizadora do evento, este é o início de uma longa tradição. Em 2011, será o terceiro Círio realizado na UFPA. A expectativa é integrar, cada vez mais, fiéis ao momento de reflexão e congraçamento espiritual na Universidade.

Caminhada - A concentração da caminhada será em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, de onde a imagem peregrina será levada em um andor, passando pelos Institutos do Campus Profissional, pelo terminal rodoviário, pela ponte de ferro, seguindo em direção à orla do rio Guamá até o Restaurante Universitário. Daí, a imagem passará em frente à garagem, à gráfica universitária, aos institutos do Campus Básico até o Centro de Eventos, onde Nossa Senhora de Nazaré será recebida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, que a entregará ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, para a celebração da Santa Missa.

Tributos - As homenagens ficarão por conta de cada setor. A comissão organizadora saldará a Virgem Maria com fogos no início e no encerramento da procissão. O cortejo será animado pelo Grupo de Oração Universitário (GOU). Alguns setores já garantiram homenagens, como é o caso da garagem da UFPA, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) , da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

Para Nádia Nogueira, a alegria maior é ver que o Círio da UFPA está crescendo. “Cada vez mais, pessoas se juntam a essa procissão, a cada ano. Vemos, inclusive, calouros que fizeram promessa para ingressar na UFPA e aproveitam a oportunidade para agradecer a Nossa Senhora. E, para nós, que trabalhamos aqui, é uma chance de viver um momento de fé”, disse. A comissão organizadora do Círio também conta com a participação das servidoras Estér Arero, Livi Gomes, Nazaré Moura e da colaboradora Silviane Maneschy.

Peregrinação - Em algumas unidades da UFPA, tem ocorrido, ainda, os tradicionais encontros de peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.  A partir da próxima semana até o Recírio, que marca o encerramento da Quadra Nazarena em Belém, a imagem, que não é a peregrina, vai visitar todos os setores do Hospital Bettina. Nesta segunda, 19, haverá um encontro de peregrinação na garagem da UFPA, às 8h30, e outro, às 11h, no auditório do halll da Reitoria.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

sábado, 17 de setembro de 2011

UFPA abre inscrição para estágio sanduíche em instituições norte-americanas


Estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará poderão participar da seleção de estágio sanduíche em instituições norte-americanas, no ano de 2012. A UFPA aderiu ao Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, que concederá, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bolsas de estudos para os candidatos selecionados. As inscrições serão efetuadas nos dias 21 e 22 de setembro, na sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3º andar do prédio da Reitoria, campus Guamá, em Belém.A bolsa de estágio em uma das universidades norte-americanas terá duração de seis a doze meses, com início previsto para janeiro de 2012.
Pré-seleção - O Edital já está disponível e é uma iniciativa conjunta entre as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), de Relações Internacionais (Prointer) e de Ensino e Graduação (Proeg). A UFPA realizará uma pré-seleção e, em seguida, encaminhará à Capes os dados dos candidatos para a seleção final. “Esse programa é um esforço grande para acelerar a internacionalização das atividades de ensino e pesquisa nas universidades brasileiras. Nós temos a expectativa de que isso dê início a um ciclo que vai impactar não só a formação dos alunos diretamente atendidos, mas toda a universidade, porque esse programa vai intensificar o fluxo de alunos e professores entre as nossas instituições e as estrangeiras”, destaca o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Emmanuel Tourinho.

Reunião – Os alunos interessados em participar da seleção deverão comparecer à  reunião com os representantes da Propesp, Prointer e Proeg, no dia 20 de setembro, às 16h, no Auditório Setorial Básico II. O encontro será para esclarecer dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras e a submissão de propostas na UFPA, bem como orientações para a inscrição.

Áreas estratégicas - Para participar, o aluno de graduação deve cursar ou desenvolver trabalhos nas seguintes áreas estratégicas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Química, Biologia e Geociências); Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos.

O candidato à bolsa também deve atender aos requisitos exigidos no Edital, como: estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e temas indicados; ter bom desempenho acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar; ter nacionalidade brasileira; possuir no mínino 40% e, no máximo, 80% da carga horária prevista no seu curso; apresentar o comprovante de aprovação do teste TOEFL com nota mínima de 79, e, caso ainda não tenha feito o teste, apresente comprovante de inscrição para o teste, a ser realizado até o dia 10 de outubro; e apresentar declaração de compromisso de permanência no Brasil pelo dobro do número de meses, em relação àqueles que foram contemplados para a realização da graduação-sanduíche.

Resultado – A avaliação dos candidatos acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, e no dia 26, será divulgado o resultado da seleção. Neste mesmo dia, as Pró-reitorias farão nova reunião com os alunos pré-selecionados, para orientá-los quanto ao preenchimento do formulário online da Capes e do Institute of International Education. Será às 16h, no Auditório Setorial Básico II.

Programa - O Ciência sem Fronteiras é um programa de intercâmbio do Governo Federal, lançado no dia 26 de julho de 2011. O objetivo é formar recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.

O Programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Para 2012, serão concedidas pela Capes 2 mil bolsas, distribuídas em todo o Brasil. Já por meio do CNPq, a UFPA deverá receber 34 bolsas.

Serviço:

Período de inscrições: 21 e 22 de setembro de 2011.
Local: Sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3º andar do prédio da Reitoria.
Horário: 8h30 às 17h
Confira aqui o Edital.

fonte: Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Professores ganharão plano de cargos e salários

Um dia para ficar na história e na memória dos trabalhadores de educação pública do Pará. Após quase duas décadas de espera e promessas, finalmente o tão sonhado Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) foi efetivado. O anúncio foi feito ontem pelo governador Simão Jatene, durante um encontro que reuniu cerca de mil professores, diretores, alunos e gestores da educação na Estação das Docas.

Esta não foi a única boa notícia do dia. Foi informado também à categoria, que, no pagamento da folha deste mês, virá no contracheque dos servidores, como forma de antecipação do cumprimento do piso nacional, mais 30%. Com isso, o piso inicial de um professor, que hoje trabalha durante 40 horas semanais no Pará, será de R$ 1.121,34, ou seja, apenas R$ 65,66 a menos do que o valor do piso nacional, que é de R$ 1.187,00. O benefício será concedido a todos os servidores, ativos e inativos.

A implantação do PCCR e o pagamento de 30% no piso dos professores vão gerar um impacto de R$ 4,5 milhões na folha de pagamento do mês de setembro. “Estávamos trabalhando com a possibilidade de implantar o PCCR desde os primeiros dias do nosso governo, porém, confesso que o piso não estava em nossos planos. Por isso, para fazermos a coisa de forma responsável, vamos implantar o Plano e colocar os 30% na folha deste mês. Posso garantir que os 30% nós já conseguimos, já o restante para se igualar ao piso nacional, só irá ser concretizado se houver união e articulação. A nossa luta não para por aqui”, disse o governador.

Com a efetivação do PCCR, haverá 12 níveis de vencimentos divididos em cada uma das classes criadas, sendo que a cada três anos de serviço, o vencimento base do professor terá um acréscimo de 0,5% e mais 5% de adicional de tempo de serviço.

PROTESTO

Enquanto o governo anunciava as medidas relacionadas à implantação do PCCR, um grupo de profissionais da educação, a maioria professores, protestava do lado de fora. Eles não concordaram com a proposta apresentada. A categoria agendou uma assembleia para o próximo dia 21, onde discutirão as medidas apresentadas.


fonte: (Diário do Pará)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2012 da UFPA


As inscrições para o Processo Seletivo 2012  iniciam-se nesta quarta-feira, 14, a partir das 14h, e serão realizadas via internet, na página do Centro de Processos Seletivos da UFPA - Ceps (www.ceps.ufpa.br). Quem visitar a XIII Feivest também poderá efetuar sua inscrição no estande do Ceps, o qual vai disponibilizar computadores e impressora aos candidatos. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 13, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no campus Guamá, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Marlene Freitas; a diretora do Ceps, Marilucia Oliveira; e o assessor da Proeg, Mauro Magalhães, detalharam as mudanças e os preparativos para o Processo Seletivo 2012 da UFPA.
Para o próximo ano, serão ofertadas 7.611 vagas distribuídas entre 180 cursos de graduação. Ao todo, são 1.523 vagas a mais que no Processo Seletivo 2011, sendo 524 criadas para a capital e 999 criadas no interior do Estado. A pró-reitora Marlene Freitas informou, inclusive, que o aumento da oferta de vagas nos campi da UFPA é um compromisso político da Instituição no que consiste em atender as demandas dos candidatos que residem em outros municípios. Por isso, também, para o PS 2012, houve a criação, em campi do interior, de alguns cursos de flexibilização, ou seja, cursos que serão mantidos a partir de convênios específicos, que podem ser ou não ofertados novamente nos anos seguintes, nos mesmos municípios ou em municípios diferentes.
A novidade da capital é a oferta de dois cursos novos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações. A Graduação em Arquivologia será ofertada pelo Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA), que, de acordo com Marlene Freitas, já possui o curso de Biblioteconomia, mas necessitava de uma formação adicional para quem trabalha com arquivos e referências bibliográficas. Sobre o curso de Engenharia em Telecomunicações, a pró-reitora explica que, com todos os processos de telecomunicações fixas e móveis que envolvem novas tecnologias, é natural uma demanda de mercado por essa formação. “A Universidade procura, sempre na medida do possível, satisfazer a essas demandas, próprias de uma sociedade em desenvolvimento”, afirmou.  
Prova – A primeira fase do Processo Seletivo, que corresponde à prova do Enem, será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. A segunda fase será de aplicação da prova da UFPA e ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 14h às 18h. A escolha pelo turno da tarde é para evitar a coincidência com a prova da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFPA), a qual será aplicada no mesmo dia, mas no turno da manhã, das 8h às 12h. Os locais de prova são Belém, Ananindeua, Icoaraci, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Jacundá, Marabá, Parauapebas, Rondon do Pará, Santa Isabel do Pará, Soure, Tailândia, Tomé-Açu, Tucuruí e Xinguara.
A prova da UFPA constará de 55 questões de múltipla escolha, sendo cinco para cada uma das 11 disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia, que são as mesmas matrizes de conteúdo do Enem. A redação considerada no Processo também será a da primeira fase cobrada na prova do Enem.
Inscrições - A taxa de inscrição custa R$ 40 e poderá ser paga até o dia 5 de outubro, via boleto bancário. Os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa entre os dias 14 e 19 de setembro. A divulgação das isenções aceitas ocorrerá a partir do dia 25 de setembro.
Critérios e mudanças - Os critérios de eliminação dos candidatos foram mantidos em relação aos do ano passado. Os candidatos não podem tirar nota menor que 4 (quatro) na redação do ENEM, nem zerar nenhuma área de conhecimento no Exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que 2 (dois) zeros em toda a prova. Além disso, devem ter 30% de acerto na avaliação. A mudança mais significativa em relação às regras do concurso diz respeito ao cálculo da nota final para a classificação dos candidatos.
A nota obtida pelos candidatos na prova do ENEM, padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (INEP), será somada com a nota da prova da UFPA, padronizada pelo Ceps, e dividida por 2 (dois). Apenas os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, os quais devem prestar, também, um exame de habilidades aplicado pela UFPA, terão a nota final calculada a partir da média aritmética das notas obtidas nas 3 (três) provas. O exame de habilidades está previsto no edital para o dia 13 de novembro.
Cotas e reserva de vagas - O sistema de cotas do PS 2012 também foi mantido conforme os anos anteriores. Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas. A condição de cotista, posteriormente, deve ser comprovada pelo estudante que optar por esta forma de concorrência.
A Universidade, ainda, mantém a possibilidade de criação de duas vagas a mais em todos os cursos de graduação destinadas a candidatos indígenas e uma vaga para candidatos portadores de deficiência. Estas vagas extras só podem ser ocupadas por estes cotistas e, na ausência de inscrição de cotistas, não serão ofertadas, conforme a Resolução nº 3.869/2009 e a Resolução nº 3.883/2009 do Consepe, respectivamente. As vagas extras não preenchidas são automaticamente extintas.

Serviço:
Clique aqui e cosulte o edital do PS 2012
Não perca os prazos: clique aqui e conheça as datas importantes do concurso
Informações: 3201.7266 / 3201.7622

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA

Ocupação da reitoria e paralisação de 24h

Professores da UFPA vão paralisar hoje para pressionar governo Federal

Após os servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA) terem decido pela greve, hoje é a vez dos professores realizarem uma paralisação de suas atividades por 24h. O objetivo é pressionar o governo federal para iniciar as negociações para a reestruturação da carreira dos docentes das universidades federais.
O sindicato Nacional dos Docentes em Instituição de Ensino Superior (Andes-SN) realiza hoje uma reunião com o governo federal para tentar iniciar essa negociação. Na manhã de ontem, os servidores em greve ocuparam o hall do prédio da reitoria, impedindo que houvesse expediente. Raimundo Pinheiro, presidente do Sindicato dos Servidores da UFPA, informou que a ocupação do hall da reitoria é uma orientação para atos mais radicalizados por parte do comando da greve. A “vigília” de 24h, como foi denominada a ocupação do espaço, é uma dessas ações. Portas de acesso foram acorrentadas e cadeados utilizados para impedir outras pessoas de entrarem nas dependências do prédio.
Pinheiro diz que os pontos principais de reivindicação da categoria são dois: a não aprovação do projeto de lei 549, que prevê o congelamento dos salários dos servidores por um período de 10 anos; e do projeto 248, que prevê a avaliação de desempenho de servidores e demissão após cinco avaliações negativas.
Outro ponto da pauta de reivindicações é a votação do projeto de Lei 1.749 que autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH) para gerir hospitais universitários, tais como o Betina Ferro e o hospital Barros Barreto. “Essa empresa vai poder cobrar por atendimento e fazer convênios com planos de saúde, oferecendo serviços de um ente público para o privado. Isso prejudica ainda mais a população”, critica Pinheiro.
Foi feita a tentativa de ouvir a assessoria da UFPA para saber qual o posicionamento da reitoria sobre a ocupação e a paralisação, sem sucesso.

Fonte: DOL

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Feira do Vestibular 2011 começa nesta quarta-feira


Cerca de 20 mil estudantes são aguardados para a XIII Feira do Vestibular da Universidade Federal do Pará (FeiVest/UFPA) a partir desta quarta-feira, dia 14. Serão três dias, até a sexta-feira, 16, para quem ainda estiver em dúvida sobre qual carreira seguir e quiser esclarecer todas as questões possíveis sobre os cursos de graduação disponíveis na maior Instituição Pública de Ensino Superior da Região Norte. Haverá 60 estandes, montados em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Guamá, em Belém, com 65 cursos representados e mais de 800 expositores em ação. Na programação, constam, ainda, "aulões" preparatórios para o Enem, debates, palestras e orientação vocacional, que acontecem no auditório do Centro de Eventos.

A abertura da FeiVest 2011  será  às 9h, com a presença do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, o qual dará as boas-vindas aos estudantes. Em seguida, haverá a palestra/debate “Escolha profissional: caminhos e desafios”, com a psicóloga Belízia Barcessart. Os “aulões”, ministrados por professores da UFPA, terão como base de sustentação as matrizes de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ocorrerão em diferentes horários, em todos os dias da Feira (para conferir a programação completa, clique aqui).

Interior - Nos estandes, os destaques vão para alguns cursos ofertados em campi do interior e que também estarão presentes na Feira, como Engenharia Industrial e Educação no Campo, de Abaetetuba; Engenharia de Minas e Engenharia de Materiais, de Marabá; Engenharia Florestal e Agronomia, de Altamira; e Engenharia de Pesca, de Bragança. “É uma oportunidade para que os alunos da capital possam conhecer também as opções disponíveis no interior do Estado, pois esses cursos são ofertados, estrategicamente, de acordo com o contexto de vida e as tendências do mercado em cada município do Pará”, afirma o assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e coordenador da FeiVest 2011, Mauro Magalhães.

Estrelas - Entre os cursos da capital, a expectativa é pelos estandes dos cursos que receberam quatro e cinco estrelas no Guia do Estudante, da Editora Abril. São eles: Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Ciências Biológicas; Direito; Enfermagem; Engenharia Civil; Farmácia; Geografia; Geologia; História; Odontologia; Pedagogia; Administração; Ciências da Computação; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Mecânica (leia aqui a matéria completa). Tradicionalmente, os estandes mais visitados são de cursos como Engenharia Mecânica, Física, Geologia, Biologia, Biomedicina, Artes Visuais e Comunicação Social, os quais, geralmente, trazem experimentos desenvolvidos pelos seus alunos, os quais podem, inclusive, ser testados pelos visitantes da Feira.

Campus Tur - Além de conhecer os cursos ofertados pela UFPA, os estudantes terão ainda a opção de conhecer o Campus, pois o curso de Turismo estará realizando o Campus Tur, passeio de ônibus pelos principais pontos da Universidade, como pela extensa orla às margens do rio Guamá, o Restaurante Universitário, a Biblioteca Central, o Complexo Vadião, os bosques e os prédios de destaque no território da Instituição. A Feira contará, ainda, com programação cultural e apresentação do Grupo de Chorinho, das bandas Achados e Perdidos e Pimentas Inflamáveis, no palco alternativo armado em frente ao Centro de Eventos, sempre às 18h.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Inscrições abertas para os Jogos Internos da UFPA


Já estão abertas as inscrições para a terceira edição dos Jogos Internos da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (Lacor), é aberto para a participação de alunos, professores e funcionários da Instituição.

As inscrições ficarão abertas até o dia 16 de setembro e, no dia 20, ocorrerá o Congresso Técnico, no qual serão repassadas aos times informações como o regulamento dos Jogos. Nesse dia, também ocorrerá o sorteio para a formação das tabelas da competição, a qual tem início previsto para o dia 22 de setembro.

Modalidades - Farão parte da agenda dos Jogos: basquete, handebol, vôlei e futebol de salão. Os primeiros e segundos lugares serão premiados com medalhas e troféus. O melhor time de cada esporte participará da primeira edição dos Jogos Multicampi, que acontecerá este ano, no Campus Belém da UFPA.

Quanto à formação dos times, a preferência é que os alunos sejam do mesmo curso. No entanto, se isto não for possível, poderá haver a fusão de dois cursos, desde que sejam do mesmo instituto. Este time misto levará o nome do curso que tiver o maior número de representantes na equipe. De acordo com Emerson Sena, bolsista do Lacor, a importância da realização dos Jogos Internos é que, “além das pessoas poderem se divertir, há uma integração entre os times e a torcida que está lá dando apoio.”

Os professores também podem participar integrando-se com os estudantes aos times. Já os funcionários da Universidade que quiserem jogar devem unir-se para pensar na melhor forma de montar sua equipe. O bolsista do Lacor conta que, “no ano passado, foi feito um time só com funcionários do Restaurante Universitário (RU)”, e eles puderam participar sem problemas, já que representavam um grupo dentro da UFPA.

Inscrições - Para inscrever seu time, um representante da equipe deve pegar a Ficha de Inscrição no Lacor, que fica na Sala 12 do Instituto de Ciências da Educação (ICED), ou no Ginásio de Esportes, localizado no 2º portão da UFPA. Essa ficha deve ser devolvida em um dos dois lugares, com cópias anexadas do comprovante de matrícula e de documento oficial, com foto, de todos os integrantes da equipe. A ficha também precisa ser assinada pelo Centro Acadêmico do curso, pois, segundo Emerson Sena, “as pessoas do curso precisam saber que existe um time e que estão sendo representadas nos Jogos Internos.”

Serviço
Inscrições para o III Jogos Internos da UFPA
Data: Até 16 de setembro
Locais: LACOR – Instituto de Ciências da Educação (ICED), Sala 12; e Ginásio de Esportes, 2º portão
Horários: 9h às 13h / 14h às 18h
Documentos necessários: Cópias do comprovante de matrícula e de documento oficial, com foto, de todos os integrantes da equipe

Texto: Anne Beatriz Costa – Assessoria de Comunicação da UFPA

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Top España concede bolsas a alunos e professores da UFPA


Estudantes de graduação e professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) podem se inscrever, até o dia 16 de setembro de 2011, para participar do Programa de Mobilidade Internacional Top España oferecido pelo Santander Universidades. Serão concedidas sete bolsas de estudo, das quais, seis contemplam alunos de graduação e uma, professor. O Edital já está disponível.


As inscrições deverão ser feitas pelo  Portal Santander Universidades.  Após preencher a ficha online, disponível no site, o aluno deverá imprimi-la e dirigir-se à Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA , trazer o original e a cópia do comprovante de matrícula, do histórico escolar, do RG e do CPF,  Currículo Lattes documentado, Passaporte válido, Carta de Recomendação (de um professor ou coordenador do curso) e Carta de Intenções expressando os motivos pelos quais deseja participar do Programa.  “No caso de professor, não é necessária a ficha de inscrição online, somente os documentos de identificação, passaporte, Currículo Llattes e Carta de Intenções”, explica a professora Leila Said Assef Mendes, assessora da Prointer.


Salamanca - As bolsas ofertadas incluem passagens aéreas de ida e volta, traslados, alimentação e hospedagem. O curso terá duração de três semanas na Universidade de Salamanca, um dos centros de ensino superior mais tradicionais da Europa e um dos mais antigos do mundo.


O Programa visa contribuir para a formação acadêmica, oportunizando aos participantes mais conhecimento do idioma e da cultura espanhola. Atualmente, 34 instituições de ensino superior em todo o Brasil estão conveniadas ao Santander Universidades, entre elas, a UFPA.


Participam do Programa as seguintes instituições: Anhanguera, Coc-Seb, ESPM, Fatecs, FMU, Grupo Laureate, Insper, Metodista, São Judas, UCB, UEPB, UERJ, UFAC, UFAM, UFMS, UFOP, UFOPA, UFPA, UFRA, UFRPE, UFRR, UFT, Unesp, Unicamp, Unifap, Unifesp, Uninove, Unip, Unir, Unisantos, Unisinos, Unit, Unitau e USP.


O Top España está na segunda edição com quase o dobro das bolsas de estudo oferecidas no ano passado em todo o Brasil. A estimativa é que, até dezembro deste ano, outros Programas de Mobilidade Internacional sejam lançados para a concessão de aproximadamente 1.120 bolsas oferecidas pelo Santander Universidades.


Para mais informações, consulte o Edital.



Serviço:

Para participar, o candidato deve procurar a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA, em dois endereços: 3º andar do prédio da Reitoria da UFPA, no Campus Guamá, em Belém; ou na travessa 3 de Maio, 1573, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt , no bairro São Brás.


Horário de atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 15h.


Contatos: (91)  3201-7211/ 32018713/ 3249-4442. E-mail: prointer@ufpa.br




Texto: Ericka Pinto e Julize Garcia- Assessoria de Comunicação da UFPA

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

UFPA terá quase 700 novas vagas em 2012

 
Em 2012, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá 7.631 candidatos e estreia dois novos cursos de graduação. O edital do Processo Seletivo 2012 (PS 2012) será divulgado na próxima segunda-feira, 12 de setembro, no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps), no site www.ceps.ufpa.br. As inscrições começam em 14 de setembro. A prova elaborada pela universidade será aplicada no dia 4 de dezembro.

Ontem, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe) aprovou o edital do Processo Seletivo 2012 da universidade. Entre as novidades, estão a criação de 675 novas vagas em 18 cursos de gra-

duação, dois deles inéditos na UFPA: os cursos de Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações. Cada um oferta 40 vagas.

O Enem será novamente adotado como primeira fase do PS da UFPA, desta vez com nota padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (Inep).

fonte; (Diário do Pará)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

STF: MINISTRO QUE CUIDA DO PROCESSO DO MENSALÃO DO PT DENUNCIA TRAMA

 
Ministro Joaquim Barbosa denuncia manobras para tirá-lo do STF

Ao regressar ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira passada, depois de mais de dois meses de licença, o ministro Joaquim Barbosa, 56 anos, convocou assessores para uma conversa importante em seu gabinete. Na reunião de mais de duas horas de duração, o ministro manifestou um grande aborrecimento. Não bastasse ter perdido relatorias de processos rumorosos, afirmou ter percebido no tribunal um ambiente envenenado, principalmente por rumores sobre sua aposentadoria precoce. 

O ministro disse enxergar uma "conspiração" para mandá-lo de vez para casa. Nos diálogos reservados, Barbosa desabafou: "Isso acontece com quem incomoda." Aos que desejam vê-lo fora do Supremo, no entanto, Barbosa foi taxativo. 

Nas mesmas conversas particulares, o ministro garantiu que não tem intenção de se aposentar. Foi além. Disse que vai transformar o seu gabinete num bunker de resistência."Só saio do Supremo antes dos 70 anos se eu morrer", afirmou, referindo-se à idade limite para todos os servidores públicos. 

Quem conhece Barbosa sabe o que o move. Filho de um pedreiro com uma dona de casa, ele passou a sustentar a mãe e seus sete irmãos aos 16 anos, quando o pai foi embora. Deixou no passado seus dias de auxiliar gráfico para se tornar um dos 11 membros da mais alta Corte da Justiça brasileira.

Hoje, Barbosa tem nas mãos uma das principais relatorias do STF, que trata do mensalão do PT, e prevê que, apesar das dificuldades, seu parecer estará pronto no início de 2012. Ele suspeita que talvez seja exatamente esse o motivo da boataria a seu respeito. O próprio ministro considera que estão criando pretexto para retirar do caminho "quem não agrada".

 
 

INCRIÇÃO PARA MOBILIDADE ACADEMICA EXTERNA COMEÇAM DIA 8

Inscrições para Mobilidade Acadêmica Externa começam dia 8

Já está disponível no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará o Edital do Processo Seletivo à  Mobilidade Acadêmica Externa (Mobex 2011). São 574 vagas ofertadas para concorrência de graduandos de outras universidades e graduados que desejam reingressar no ensino superior em outros cursos de graduação da UFPA. As vagas estão distribuídas em 93 cursos, entre os quais, Direito e Medicina, com 10 e 9 vagas cada um, respectivamente. O período de inscrição para participar do processo é de 8 a 25 de setembro de 2011.

Inscrições - As vagas ofertadas estão nos municípios de Belém, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal e Marabá. As inscrições estarão abertas no site do CEPS, ao valor de R$ 75,00. O candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, a partir das 10 horas do dia 8 até às 22 horas do dia 14 de setembro de 2011 (horário de Belém). A divulgação das isenções aceitas ocorrerá a partir do dia 20 de setembro de 2011. O candidato que não obtiver o benefício deverá pagar a taxa da inscrição até o dia 26 de setembro de 2011, via boleto bancário impresso no ato da inscrição.

As provas do Mobex estão marcadas para o dia 16 de outubro de 2011, das 8h às 12h (horário de Belém) e serão constituídas de uma redação e de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, abrangendo disciplinas específicas por área de conhecimento, de acordo com os cursos ofertados. As áreas são cinco: I - Ciências Exatas e da Terra; II - Ciências da Vida e da Saúde; III - Ciências das Humanidades I; IV - Ciências das Humanidades II; V - Letras, Comunicação e Ciências das Artes. A composição das provas objetivas está especificada no Edital do Mobex, com disciplinas e número de questões por disciplina. Confira no edital.

Oportunidade - De acordo com a diretora do CEPS, professora Marilucia Barros de Oliveira, o Mobex é importante para que as vagas ociosas que existem na Universidade – por vários motivos, como transferências, prescrições e até falecimentos, sejam preenchidas de forma proveitosa. “Trata-se de uma oportunidade a mais, além do vestibular e dos processos seletivos especiais ofertados pela UFPA, para que cada vez mais estudantes possam ingressar em uma universidade pública e de qualidade”, afirma Marilucia Oliveira.

Informações sobre conteúdo programático, número de vagas ofertadas por curso, editais e datas importantes estão disponíveis aqui.

FONTE: Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

PET Medicina/Enfermagem da UFPA seleciona bolsistas

 


Até o próximo sábado, 10, alunos de Medicina e Enfermagem da UFPA que estiverem cursando até o 3º semestre poderão se inscrever no edital de seleção de novos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina/Enfermagem. Ao todo, cinco vagas estão sendo ofertadas para expandir o número de bolsistas do grupo, sendo uma destinada aos discentes de Enfermagem, e o restante, para Medicina.

Requisitos - Para se inscrever, o candidato deve possuir Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) igual ou superior a sete, não pode ser bolsista de qualquer outro programa de bolsas e deve ter, obrigatoriamente, a disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do Programa, as quais unem ensino, pesquisa e extensão ao propiciar aos alunos a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica.

As inscrições serão feitas pelo e-mail pet.medenf.ufpa@gmail.com, e os documentos a serem enviados são: formulário de requerimento de inscrição presente no edital, histórico do curso com o CRG e assinado pelo diretor da Faculdade ou do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e currículo proveniente do Sistema de Currículos da Plataforma Lattes, com os respectivos documentos que comprovem as informações que lá constam; cópia do comprovante de matrícula do 1º semestre de 2011 e cópias do RG e do CPF.

A avaliação dos históricos e currículos será realizada no dia 14 de setembro. No mesma data, será realizada uma prova dissertativa às 14h. A entrevista com candidatos às bolsas está marcada para o dia 15. Para a entrevista, é necessário que os candidatos tenham lido o “Manual de Orientações Básicas” do Programa de Educação Tutorial – PET/SESu-MEC, o qual pode ser obtido aqui

As avaliações serão feitas por uma comissão formada pela tutora e por docentes colaboradores do Programa.O resultado final será divulgado no dia 15 de setembro, às 19h, via e-mail dos inscritos.

Serviço: Inscrições para a seleção de novos bolsistas para o Programa PET Medicina/Enfermagem – UFPA
Período de inscrição: até 10 de setembro, pelo e-mail pet.medenf.ufpa@gmail.com
Vagas: 5 (cinco), sendo 1 (uma) para alunos de Enfermagem e 4 (quatro) para alunos de Medicina da UFPA.
Mais informações: clique aqui para conferir o edital.
Clique aqui para conferir os aprovados na seleção anterior do PET Medicina/Enfermagem, realizada no último mês de agosto.

FONTE: Texto: Julize Garcia e Igor de Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

domingo, 4 de setembro de 2011

Concurso para técnico-administrativo da UFPA será neste domingo


Cerca de 8 mil candidatos prestarão prova para concorrer a uma das 43 vagas para cargos da carreira de Técnico-Administrativo em Educação do quadro de pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA). O certame será realizado neste domingo, dia 4 de setembro, das 8h às 12h, em Belém, Bragança, Breves e Altamira. O cartão de inscrição dos candidatos, o qual traz informações sobre os locais de prova, já está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

São ofertados cargos de níveis de classificação C, D e E. Entre os cargos de nível de classificação C, estão as vagas de Auxiliar em Administração, Auxiliar de Enfermagem e Operador de Luz. Os de classificação D são os cargos de Assistente em Administração, Técnico em Artes Gráficas, Técnico de Laboratório, Técnico em Edificações, Técnico em Tecnologia da Informação, Técnico de Laboratório - área: Biologia e Técnico em Radiologia. Já para a classificação E, os cargos são para Administrador, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário (Documentalista), Enfermeiro, Engenheiro Eletricista, Jornalista, Médico (Anestesista), Médico (Psiquiatra), Nutricionista, Psicólogo (Organizacional e do Trabalho), Analista de Tecnologia da Informação com ênfase em Suporte e Analista de Tecnologia da Informação com ênfase em Desenvolvimento de Software.

Recomendações - Todos os candidatos devem ter em mãos o cartão de inscrição e um documento oficial de identidade. Quem não apresentar esses documentos não poderá realizar o exame. De acordo com a diretora do CEPS, professora Marilucia Oliveira, os candidatos devem checar nas disposições finais do Edital 195/2011, referente ao concurso em questão, quais documentos serão aceitos como identidade oficial (clique aqui). Os candidatos devem, ainda, estar atentos ao horário da prova, pois não haverá tolerância a atrasos.

Além disso, o candidato não pode esquecer de levar ao exame caneta esferográfica azul ou preta. A diretora do CEPS chama a atenção para a importância da organização do tempo de feitura da prova, a qual será composta de 40 questões objetivas mais uma redação. A prova objetiva estará dividida em 25 questões de conhecimentos específicos, 5 questões de Língua Portuguesa, 5 de Informática Básica e 5 de Legislação. Apenas para as vagas de Analista de Tecnologia da Informação e Técnico em Tecnologia da informação não haverá questões de Informática, pois serão 30 questões de conhecimentos específicos. “No mais, os candidatos devem estar atentos às recomendações presentes na capa de cada prova”, afirma Marilucia Oliveira.

Pontuação - Cada questão valerá um total de 2 pontos, sendo que a redação valerá 10 pontos. Somente terá a prova de redação corrigida o candidato que obtiver 50% de acertos na prova objetiva, o que equivale a 40 pontos. A partir daí, serão classificados apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou maior que 5 na prova de redação. Os critérios de desempate estão previstos no edital, entre eles, está a prova de títulos. Haverá, ainda, uma prova prática para os candidatos ao cargo de Técnico em Laboratório de Biologia.

Gabarito e resultado - O gabarito das questões objetivas será divulgado até uma hora depois do término do exame. Ainda não há previsão para a divulgação do resultado, pois esta estimativa depende do número de candidatos que terão suas redações corrigidas, uma vez que esta é a etapa mais demorada da correção dos exames. “A expectativa é  que o concurso transcorra com tranquilidade e que a seleção possa realmente destacar os melhores candidatos para integrar o corpo técnico da Universidade”, conclui a diretora do CEPS.

Para checar o edital e imprimir o cartão de inscrição, clique aqui.
Para consultar a demanda de candidatos por vaga, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA.

MISSÃO DIOCESANA DE EVANGELIZAÇÃO: PAROQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

NOSSA MISSÃO DIOCESANA DE EVANGELIZAÇÃO PRETENDE IR AO ENCONTRO DAS PESSOAS PARA DESPERTAR NELAS O DESEJO E O SENTIDO DO ENCONTRO COM JESUS. PARA NOS ENCONTRAR COM JESUS, É PRECISO QUE NOS ENCONTREMOS COM SUA PALAVRA, PARA QUE ELA ESTEJA NA BOCA, NO CORAÇÃO E NA VIDA DE CADA CRISTÃO. NESTE ENCONTRO COM A PALAVRA, PODEMOS CRIAR RELAÇÕES FRATERNAS NA VIDA DA COMUNIDADE: PROMOVENDO A COMUNHÃO, QUE É A UNIÃO DE TODOS NO COMPROMISSO COM A MISSÃO DA IGREJA, E NOS COLOCANDO A SERVIÇO DE DEUS, PARA QUE TODOS  "TENHAM VIDA E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA". COMO DISCIPOLOS DE JESUS, SOMOS TAMBEM MISSIONARIOS E, CONDUZIDOS PELA PALAVRA, NOS TORNAMOS FILHOS E FILHAS DE DEUS. E ESTE ANO DESEJO PARA TODO O POVO DE DEUS, NA DIOCESE DE SANTARÉM. E É JUSTAMENTE ESTA A NOSSA PROPOSTA ATRAVES DAS ESCOLAS BIBLICAS EM NOSSAS COMUNIDADES: COLOCAR AO ALCANCE DE TODOS O ESTUDO E O CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS.

PROGRAMAÇÃO:

DIAS: 03 e 04 de setembro visita em todas as comunidades da zona urbana
DIAS: 10 e 11 de setembro visita em todas as comunidades da zona urbana
DIAS: 16 e 17 de setembro visita em todas as comunidades da zona urbana

DIA 17 DE SETEMBRO ENCERRAMENTO DA MISSÃO DIOCESANA DE EVANGELIZAÇÃO, COM UMA GRAN
DE CELEBRAÇÃO NA IGREJA DA MATRIZ.

CONVITE
conviver com Jesus, através de sua palavra, é um privilagio que Deus nosso pai nos dá. Por isso, venha experimentar, saborear este alimento que anima e fortalece a nossa vida.
participe da ESCOLA BIBLICA EM SUA COMUNIDADE.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UFPA convoca 1.049 alunos em repescagens

A UFPA anunciou a convocação de 1.049 alunos em repescagens de vários processos seletivos realizados em 2011 e a segunda turma do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Para cada concurso, foi lançado um edital específico de convocação com dados sobre o período de habilitação e os documentos a serem apresentados. As informações estão disponíveis no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da UFPA (Ciac). Os candidatos que não comparecerem na data e no local indicados ou que não apresentarem a documentação pedida vão perder o  direito à vaga na UF.

fonte: (Diário do Pará)

Inimigo nº 01: Zenaldo deixa Secretaria de Jatene para lutar contra o Tapajós

O ex-Secretário deixou cargo para assumir mandato na Câmara e lutar contra a divisão do Pará

Zenaldo Coutinho deixa Casa Civil do Estado
O político do PSDB, Zenaldo Coutinho divulgou ontem, terça-feira (30) a sua saída da Secretaria de Proteção e Desenvolvimento Social, cargo que assumira no governo Jatene no dia primeiro de agosto. Antes, ele estava à frente da Casa Civil da Governadoria.
Por meio de sua assessoria, ele informa que a exoneração, a pedido do próprio ex-titular da pasta, será publicada amanhã no Diário Oficial do Estado (DOE).
Zenaldo afirma que sua renúncia foi necessária para que ele pudesse se dedicar à liderança da frente contrária à divisão do Estado. Ao mesmo tempo, o ex-secretário retoma seu mandato na Câmara Federal.
O ex-secretário já considerava a possibilidade de sua saída quando, em entrevista ao jornalista Mauro Bonna no mês de agosto, revelou “Se o Tribunal Superior Eleitoral decidir que há impedimento para a participação de secretário na Frente, eu me afasto temporariamente na secretaria e me jogo na campanha porque a campanha do ‘Não’ é a razão direta para que as políticas públicas possam ter sucesso.
Breve mandato
Zenaldo Coutinho era titular da Secretaria Especial de Proteção Social, que reunia Sespa, Secretaria de Assistência Social, Seter, Sejudh, Defensoria Pública, Inmetro, Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa, Fundação Hemopa, Hospital de Clínicas, e Fundação de Atendimento Socioeducativo.
No início do mandato, o político destacou que a saúde seria uma das prioridades de atuação de sua secretaria. No último dia 16 de agosto, declarou em entrevista ao jornal Diário do Pará que empreenderia medidas significativas, como a atenção especial à região do Baixo Tocantins, com a ampliação do hospital de Abaetetuba, além de um projeto para unificar todos os órgãos de saúde do Estado.
No entanto, Zenaldo decidiu concentrar esforços nos preparativos da campanha pelo ‘Não’ à divisão do Pará, da qual está à frente, pois segundo ele “Se nós dividirmos o nosso Estado, todos esses projetos ou grande parte deles vira apenas sonho, não serão realizados”.
Paxiúba volta a ser suplente – Com a entrada de Zenaldo Coutinho na Câmara Federal, para reassumir seu mandato, o itaitubense Dudimar Paxiúba volta a ser o 1º suplente do Partido. Está provado que Zenaldo não gosta de nossa região, pois a saída de Paxiúba será mais uma voz que já se pronunciou a favor do Estado do Tapajós que se calará na Câmara Federal.

Fonte: RG 15/O Impacto e DOL