quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CALENDARIO DE PAGAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

CONFIRA A ORDEM DE PAGAMENTOS

13° SALÁRIO


12/12 - inativos militares e pensionistas civis e militares

13/12 - inativos civis e pensões especiais/Sead

14/12 - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom

15/12 – Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC “Renato Chaves”, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa

16/12 – Seduc – capital e interior

DEZEMBRO

22/12 - inativos militares e pensionistas civis e militares

23/12 - inativos civis e pensões especiais/Sead

26/12 - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral, Defensoria, Gabinete da Vice-governadoria, Procuradoria Geral, NAF, Secretarias Especiais, Sepaq, Secti, Sead, Sefa, Sepof, Sagri, Sema, Secult, Seidurb, Seel, Seicom, Sejudh, Seop, Sespa, Seter, Seas, Setran e Secom

27/12 - Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC “Renato Chaves”, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ophir Loyola, Hemopa, IAP, Imep, Iasep, Igeprev, IOE, Iterpa, Jucepa, Paratur, Prodepa, Santa Casa, Susipe, Uepa, Ideflor, Idesp e Loterpa

28/12 - Seduc – capital e interior

(Agência Pará)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Entenda como funciona o Sistema de Cotas da UFPA


Em 2012, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe 7.606 calouros. Mas como as listas de aprovados levam em consideração vários sistemas de cotas, mais da metade dos novos estudantes pode ser considerada “cotista”. A diretora do Centro de Processos Seletivos (Ceps) da Universidade, Marilucia Oliveira, explica como é contabilizado o resultado do Processo Seletivo da Instituição, a cada ano.

Atualmente, a UFPA mantém quatro tipos de cotas, com vagas reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública (cota escola), a estudantes da rede pública que se declarem negros ou pardos (cota cor), para estudantes indígenas e para alunos portadores de deficiência (PcDs).

Cota cor e cota escola – Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), pelo menos 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, ao menos 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas.

Marilucia Oliveira explica que o sistema de cota foi criado para tentar possibilitar acesso ao ensino superior público a estudantes da escola pública, considerando que estes alunos possam ter sofrido algum tipo de dificuldade na sua formação. Por isso, alunos bolsistas de escolas particulares, que tiveram acesso a uma qualidade de ensino diferente, não têm direito a se candidatarem como cotistas. Pelo mesmo motivo, para se candidatar às vagas, é preciso ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino, o que precisará ser comprovado em caso de aprovação.

Como é feita a distribuição de vagas - Em um curso como Administração, que oferta anualmente 40 vagas, “diante dos dados, separamos as vagas. Sabemos que 20 delas irão para estudantes de escolas públicas e, destas, 8 vagas são para candidatos que se autodeclaram negros ou pardos. Assim, das 20 vagas de cotistas, 8 são para a cota-cor e 12 para a cota-escola, de forma que a cota-cor é um subgrupo da cota-escola e estudantes autodeclarados negros ou pardos participam dos dois grupos de cotas”, exemplifica a diretora.

“Primeiramente, selecionamos os oito candidatos com notas mais altas que se inscreveram para concorrer como cota-cor. Uma vez preenchidas estas oito, os demais não classificados concorrem no grupo de cota-escola. Com este grupo reunido, hierarquizamos novamente os 12 com notas mais elevadas, que se inscreveram como cotistas, por terem cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino”, sintetiza.

Separados os 50% das vagas reservadas aos cotistas, a outra metade será preenchida em uma listagem geral. “Os não classificados na cota-cor e na cota-escola voltam para o montante e concorrem com os não cotistas pelas outras 20 vagas disponíveis em Administração. Assim, garantimos que no mínimo 50% sejam cotistas. Porém pode acontecer de um número maior de estudantes de escola pública ser aprovado simplesmente porque as notas deles foram mais elevadas que as dos que não concorrem nesta condição. Por outro lado, quando o número de aprovados num destes grupos é menor que a oferta de vagas, as vagas remanescentes passam para o outro grupo”, conta Marilucia Oliveira.

Repescagem: como funciona? – A existência das cotas também tem impacto na hora da repescagem, diante da desistência de candidatos. Quando há desistência observa-se de que perfil foi o desistente. Se a desistência foi de um candidato cotista-cor, a vaga só poderá ser preenchida por candidatos cota-cor. Se for um cota-escola, deverá ser chamado outro cotista, mas, desta vez, poderá ser tanto um cota-cor, quanto um cota-escola, dependendo de quem tem a maior nota. Já se a desistência for de um não cotistas, qualquer um pode entrar, será levada em consideração a maior nota.

“Esse raciocínio é difícil para os candidatos que ficam na expectativa de serem chamados porque, quando entram no sistema e veem que estão entre os primeiros nas listas de espera e divulgamos as listas de repescagem, sem chamá-los, eles pensam que há algo errado. O que pode acontecer é que o estudante nesta situação seja não cotista e todas as desistências tenham acontecido entre cotistas e por isso a vaga da repescagem precisa ser, necessariamente, preenchida por cotistas” explica Marilucia Oliveira.

Leia amanhã: Sabatistas farão PS 2012 da UFPA em horário especial

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Seminário abre comemoração dos 40 anos do Doc. Santarém

O bispo da Diocese, Dom Esmeraldo B. Farias, fez a abertura oficial

Seminário abre comemoração dos 40 anos do Doc. Santarém
Bispo Dom Esmeraldo fez a abertura oficial
 

Santarém - O seminário sobre os 40 anos do Documento de Santarém iniciou na manhã de ontem24/11, com a participação de 110 representantes dos municípios que abrangem a Diocese de Santarém-PA: Mojui dos Campos, Almeirim, Monte Alegre, Prainha, Belterra, Aveiro e Santarém, além dos padres, religiosas e convidados.

O bispo da Diocese, Dom Esmeraldo B. Farias, fez a abertura oficial. Ele destacou que o seminário é uma luz para as novas ações de evangelização da Diocese para os próximos anos. Um dos assessores, padre Raimundo Possidônio, da Arquidiocese de Belém e estudioso da história da Igreja na Amazônia, fez uma retrospectiva histórica da evangelização da Igreja nos últimos 50 anos. Apontou o Documento de Santarém como um dos marcos dessa evangelização.

Em seguida, houve um comparativo sobre os avanços e os desafios das prioridades definidas em 1972: Formação de Agentes de Pastoral; Comunidade Cristã de Base; Pastoral Indígena e Estradas e outras Frentes Pioneiras. Logo após, uma mesa de debates sócio-eclesial e cultural-antropológico da realidade atual.

Na manhã desta sexta-feira,25, houve uma memória e síntese dos trabalhos do dia anterior. Depois foram apresentados os dados parciais de um questionário sócio-cultual e religiosa aplicado às famílias no primeiro semestre deste ano, seguida de exposições em plenária sobre os desafios da realidade eclesial.

Agora à tarde, os participantes estão fazendo uma reflexão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Essa reflexão servirá de luz para as propostas de ação pastoral da Diocese para os próximos três anos, que serão elaboradas neste sábado 26, encerramento do Seminário.

Em julho de 2012 será realizado um encontro celebrativo dos 40 anos do Documento, em Santarém, com a participação dos bispos da Amazônia.

O Documento de Santarém
O “Documento de Santarém” (esse foi o título recebido) foi resultado de um encontro, que reuniu 22 bispos das arquidioceses, dioceses e prelazias da Amazônia brasileira. O evento foi realizado em Santarém, no período de 24 a 30 de maio de 1972, na época, Santarém era considerada a maior e mais antiga prelazia do Brasil, e tinha como pastor, o saudoso bispo Dom Tiago Ryan.

No encontro, foram definidas ações internas de evangelização da Igreja na Amazônia, como comunidade cristã de base, formação pastoral para os leigos; atenção aos povos indígenas, além de acompanhamento das questões sociais: conflitos de terra, estradas, entre outros.



Fonte: PASCOM/Santarém

 

Proex define detalhes da nova moradia estudantil na UFPA


A Universidade Federal do Pará (UFPA) já dispõe dos recursos que serão utilizados na construção da nova moradia estudantil, a ser erguida no Campus III da UFPA, em Belém. Até o próximo dia 4 de dezembro, deverá ser feito o empenho da obra. Essas informações foram repassadas pelo pró-reitor de Extensão (Proex), professor Fernando Arthur Neves, durante a reunião, realizada nesta quinta-feira, 24, que definiu as primeiras providências para a elaboração do projeto arquitetônico e de engenharia. Além do pró-reitor, participaram do encontro representantes da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE),  da Prefeitura do Campus e da Comissão da Moradia Estudantil da UFPA.

Durante a reunião, foi definido um primeiro esboço do projeto da casa e o tamanho da área em que ela será construída. Área esta que será de 1800 a 2000 m2, diferentes da metragem anterior, feita na primeira reunião, que era de 1.000 a 1.500m2. Serão edificados 25 quartos, por andar, para duas pessoas; mais um quarto para três pessoas e um outro, para duas. “Estamos aqui para fazermos o levantamento das necessidades do prédio”, apontou a arquiteta Anne Beatriz, da Assessoria Técnica da Prefeitura do Campus.

Foi a segunda reunião realizada e, mais uma vez, foram definidos pontos importantes. Segundo o diretor de Assistência Estudantil da Proex/UFPA, José Maia, outras reuniões irão acontecer. “Na primeira, fechamos o local, número de vagas, o que deve ser construído no prédio. Agora, definimos como vai ficar o projeto, o arcabouço dele. Mas há necessidade de outros encontros”, enfatizou o diretor.

A arquiteta Marília de Freitas, da R2 Arquitetura e Urbanismo, responsável pela elaboração do projeto, ressaltou que essas discussões com os estudantes são de extrema importância para que a concepção fique bem feita, contemplando os desejos dos futuros moradores da casa estudantil.  “Nós precisamos ter o aval dos estudantes para podermos fazer o projeto. O que fizemos agora é um esboço, ou seja, uma fase de levantamento com eles”, explicou.  A arquiteta esclareceu, ainda, que, passada a fase de reuniões, o projeto deve levar, em média, dois meses para ficar pronto.

Expectativa – A estudante de Ciências Sociais Maíse Sousa, moradora, atualmente, da Casa do Estudante da UFPA (CAESUN), diz que são boas as expectativas para essa nova fase da moradia estudantil da Universidade. “As perspectivas são as melhores, pois já tínhamos conversado com o reitor e, agora, já temos o posicionamento da Reitoria sobre o local da construção. Nesta segunda reunião, vimos que foi apresentado o primeiro plano de ação da Prefeitura do Campus”, destacou a estudante.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Seminário discute 40 anos do Documento de Santarém

A programação consta de uma retrospectiva histórica a respeito das linhas pastorais prioritárias da Amazônia.

Santarém - O seminário dos 40 anos do Documento de Santarém teve abertura realizada nesta quinta-feira (24) e segue até as 12h do sábado (26). O evento acontece no Seminário São Pio Décimo (Rodovia Santarém-Cuiabá).

Participam representantes das 11 regiões pastorais nos municípios de Prainha, Almeirim, Monte Alegre, Belterra, Aveiro, Mojuí dos Campos e Santarém, além dos padres, religiosas e demais convidados, em aproximadamente 100 pessoas.

A programação consta de uma retrospectiva histórica a respeito das linhas pastorais prioritárias da Amazônia, elaboradas pelos bispos em 1972. Também será feito um comparativo das ações daquele ano com as linhas de atuação atuais da Diocese de Santarém. No final serão encaminhadas novas orientações da ação missionária da Diocese para os próximos anos.

Entre os assessores está o bispo Diocesano, Dom Esmeraldo B. de Farias e o monsenhor Raimundo Possidônio, da Arquidiocese de Belém, que é um estudioso da história da Igreja na Amazônia.

O evento faz parte da missão diocesana de evangelização e é uma preparação para a comemoração dos 40 anos do Documento de Santarém a ser celebrado em 2012.

O Documento de Santarém
O “Documento de Santarém” (esse foi o título recebido) foi resultado de um encontro, que reuniu 22 bispos das arquidioceses, dioceses e prelazias da Amazônia brasileira. O evento foi realizado em Santarém, no período de 24 a 30 de maio de 1972, na época, Santarém era considerada a maior e mais antiga prelazia do Brasil, e tinha como pastor, o saudoso bispo Dom Tiago Ryan.

No encontro, foram definidas ações internas de evangelização da Igreja na Amazônia, como formação pastoral para os leigos; atenção aos povos indígenas, além de acompanhamento das questões sociais: conflitos de terra, estradas, entre outros.

O seminário deste final de semana servirá para a Igreja avaliar os avanços, os desafios, as mudanças tanto da sua ação evangelizadora quanto da realidade nesses 40 anos.


Fonte: Pascom 

Empresa incubada na UFPA é finalista regional do Prêmio FINEP 2011


Um reconhecimento ao talento, à qualidade e ao bom trabalho realizado. Isso simboliza o atual momento vivido pela Amazon Dreams Indústria e Comércio LTDA, empresa incubada na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). A Companhia está na final regional da 14ª edição do Prêmio da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep) 2011. A premiação acontece nesta quinta-feira, 24 de novembro, em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia.

Reconhecimento – O mérito de chegar à final do Prêmio Finep de Inovação 2011 está no fato da empresa ser uma referência na sua área de atuação. “A nossa equipe é considerada referência global em antioxidantes, por conta dos produtos que desenvolvemos por meio de espécies amazônicas. Nenhuma empresa no mundo é capaz de extrair, separar e purificar antioxidantes de espécies florestais da região a um grau de pureza de 70%, como nós somos, com certificações orgânicas e de segurança alimentar, além de forte controle de qualidade. Assim, o Prêmio FINEP, que é a maior condecoração de inovação do País, é um reconhecimento fenomenal ao nosso trabalho, que está em constante consolidação”, explica o diretor executivo da Amazon Dreams, Igor Corrêa Pinto.

Outras premiações – Em outubro deste ano, a corporação recebeu o prêmio de segunda melhor empresa incubada de todo o Brasil, durante o XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que aconteceu em Porto Alegre. Além disso, a Amazon Dreams esteve, também, entre os cinco exemplos de sucessos inovadores expostos na Convenção BIO 2011, em Washington. Esse evento é considerado o maior encontro de biotecnologia do mundo.

Trajetória – A empresa foi criada por pesquisadores da UFPA, em 2002. Ela explora o ramo tecnológico da química fina de produtos naturais. Neste sentido, são purificados, fragmentados e padronizados lotes de compostos ricos em antioxidantes extraídos de frutas e folhas da Floresta Amazônica. Todos os produtos comercializados pela companhia são protegidos por patentes de co-titularidade com a Universidade.

Atualmente, ao todo, a Amazon Dreams é composta por 17 pessoas, entre funcionários, bolsistas e sócios, todos com nível superior, incluindo seis mestres e cinco PhDs.
As expectativas para o próximo ano são grandes. “Esperamos fechar 2011 com um faturamento 10 vezes maior do que o alcançado no ano de 2010. Assim, mantendo esta constante de crescimento, a expectativa que temos é atingir 1,5 milhões de Reais em faturamento até o final de 2012”, acredita o diretor executivo da Companhia.


Universitec  – A Amazon Dreams compõe uma relação de empresas que estão vinculadas ao Projeto Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec). “Temos uma grande relação de parceria com a Universidade Federal do Pará, que é co-autora no desenvolvimento das nossas patentes e oferece toda a estrutura de incubação por meio da sua Agência de Inovação, o que nos traz um ‘carimbo de marca de inovação’ ainda mais forte”, finaliza Igor Corrêa Pinto.

Serviço
Amazon Dreams Indústria e Comércio LTDA, empresa incubada na UFPA, é finalista regional 14ª edição do Prêmio Finep de Inovação 2011
Período: 24 de novembro de 2011
Local: em Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, no norte do País

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cartão de inscrição do PS 2012 já está disponível

Candidatos ao Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Pará já podem imprimir o cartão que confirma sua inscrição no certame. O cartão de inscrição traz informações importantes. Além do local e horário da prova, nele, o candidato pode conferir o curso a que vai concorrer, a opção de língua estrangeira para a qual prestará a prova, se é cotista ou não contista, ou se realizará o certame na condição de sabatista (candidato que, por motivos religiosos, poderá fazer a prova entre 18h e 22h do sábado, 3 de dezembro).

Para conferir o documento, basta acessar a página de Inscrição e Acompanhamento no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA. Todos os inscritos têm como usuário o número do CPF e, como senha, a data de nascimento. Se todas as informações estiverem corretas, o cartão de inscrição deverá ser impresso o quanto antes, para evitar congestionamentos no sistema online. Se houver alguma inconsistência, o CEPS deve ser contatado de imediato pelos fones (91) 3201-7622 e (91) 3201-7266. O documento será obrigatório para que seja permitida a entrada dos candidatos nos locais de prova.

Local e horário - Segundo explica a diretora do CEPS/UFPA, professora Marilucia Oliveira, os candidatos devem conferir, no documento, o local e o horário da prova com especial atenção. “O candidato que comparecer a locais diferentes dos que constam no cartão não poderá realizar o certame”, destaca. Já o horário da prova é o de Belém, das 14h às 18h. Não haverá tolerância a atrasos. “Embora não seja dia útil, o sábado também tem trânsito relativamente intenso, por isso os locais de prova terão acesso liberado com até uma hora de antecedência.”

Sabatistas - Os candidatos que se declararam sabatistas e solicitaram ao CEPS a possibilidade de participarem do PS 2012 em horário diferenciado, das 18h às 22h, deverão estar presentes ao local de prova no mesmo horário que os demais candidatos. Os sabatistas permanecerão isolados nas salas de aula até o momento em que poderão iniciar a prova. A condição de sabatista estará especificada no cartão de inscrição e somente poderá realizar a prova neste horário quem tiver essa denominação no documento.

Cotistas - Outro dado que deve ser conferido no cartão é se o candidato está inscrito no Processo na condição de cotista ou não cotista. Se for cotista, ele deve conferir se a cota é por cor, escola pública ou para pessoas com deficiência, uma vez que precisará comprovar essa condição mediante a apresentação de documentos no ato de habilitação ao vínculo institucional quando da aprovação no Processo.

Confira aqui seu cartão de inscrição e não deixe para a última hora.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Município de Óbidos ganhará Campus do IFPA

Instituto Federal do Pará terá um Campus em Óbidos

IFPA - Campus de Santarém
O dia 01/11/2011 se tornou mais um marco importante no processo de expansão do IFPA. É que nesta data, uma comitiva composta pelo Magnífico Reitor do IFPA, profº Edson Ary, o Engº Pedro Paulo, os professores do Campus Santarém: Fernando Emmi e Adalciléio Lúcio, este último também representando o SINASEFE, foram recebidos pelo prefeito Jaime Silva, atual chefe do Poder Executivo de Óbidos, para tratar da instalação de um Campus do Instituto naquele Município, o primeiro da Calha Norte.
Na oportunidade, o prefeito Jaime Silva procedeu a doação de uma área com aproximadamente 18 ha para o IFPA dando assim o primeiro passo para que o sonho dos munícipes de ter um Campus do Instituto em Óbidos se torne realidade.
Na presença de outras autoridades locais, como o presidente da Câmara dos Vereadores, José Barbosa e do profº Edson Pádua, Secretário de Educação, Jaime Silva e Edson Ary compartilharam o desejo comum de iniciarem já em 2012 a atuação do Instituto com a oferta de alguns cursos a serem realizados em uma escola a ser cedida pelo Município.


Fonte: Ascom/IFPA/Campus Santarém

Almeirim terá novas eleições municipais

Em trinta dias, o município de Almeirim terá nova gestão municipal. Segundo decidiu ontem o Tribunal Regional Eleitora do Pará (TRE/PA) serão realizadas novas eleições, na forma indireta. Nesse período, a prefeitura ficará sob a responsabilidade da presidente da Câmara de Vereadores, Fátima Vilela. Estão depostos, portanto, o atual prefeito José Botelho dos Santos e seu vice Ivanildo Sarraff da Trindade.
Botelho fora o segundo candidato mais votado, com a preferência de 3.819 eleitores, e assumira a prefeitura depois que os 8.178 votos do candidato eleito, Araci Bentes (PMDB) foram invalidados em decorrência do registro indeferido pela Justiça Eleitoral. Com a cassação do registro do terceiro colocado no pleito, Gandor Hage (PR), que alcançou 3.679 confirmações, representantes do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e Partido Popular Social (PPS) pediram a anulação das eleições por considerarem que mais de 50% dos votos válidos foram anulados, o que resultaria em novo pleito, segundo a legislação.
VOTOS ANULADOS
Para o relator do processo, juiz Antonio Campelo, já há precedentes no TSE que somam votos anulados depois das eleições. “Esses votos não se confundem com os votos nulos feitos de forma consciente pelo eleitor, que optou em não escolher um candidato. Para quem votou eles eram candidatos legítimos e válidos. Por isso considero imperiosas novas eleições”, frisou.
A única magistrada a discordar da decisão foi Ezilda Mutran, revisora da ação, que na última sessão pediu vistas dos autos para deferir seu consentimento. Para ela, o peemedebista Araci Bentes concorreu amparado por decisão liminar, o que faria de seus votos inválidos desde o princípio, não podendo, portanto, ser somados com os do terceiro colocado. “Sou contra ainda por considerar a segurança jurídica e aplicar o fim social neste caso”.
Discutida por mais de 1h, a questão suscitou inúmeras polêmicas, tratando inclusive de valores éticos e bíblicos. A advogada do então prefeito José Botelho ainda chegou a pedir a suspensão do processo até julgamento completo de possíveis recursos, mas não foi atendida. Sem convencimento da maioria dos pares, foi deferido o pedido de petição para novas eleições em Almeirim. A reportagem tentou contato com a prefeitura de Almeirim, por telefone, mas não obteve sucesso.

fonte: (Diário do Pará)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Encontro Regional Norte da Rede Unida acontece em Belém

O Sistema Único de Saúde (SUS) estará em pauta ao longo do Encontro Regional Norte da Rede Unida. A etapa regional acontece em Belém, no período de 24 a 26 de novembro de 2011, na Computer Hall, localizada no bairro Umarizal, na capital paraense. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma dos organizadores do evento.

O Encontro visa despertar para uma necessidade. “O objetivo é mobilizar a sociedade em geral, especialmente acadêmicos, usuários e trabalhadores do SUS, a refletir e buscar construir soluções que possibilitem inovações nas tecnologias de cuidado e que garantam um sistema de saúde público mais acolhedor”, explicita o professor da Faculdade e da Pós-Graduação em Psicologia e membro da comissão organizadora, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira.

Desafios para a educação na saúde - O tema do Encontro Regional é "A gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a Educação na Saúde". Com essa temática, de acordo com Paulo de Tarso, serão levantadas algumas questões, a saber: Como o SUS se viabiliza na Amazônia? Quais as necessidades diferenciadas de formação? De que forma podemos construir alternativas para os desafios do SUS na região?  Assim, esses pontos serão trabalhados transversalmente com uma discussão sobre Educação em Saúde, “em uma perspectiva de educação permanente, em que a prática em saúde é a geradora de novas tecnologias de cuidado e atenção”, complementa o professor.

O evento é destinado, conforme explica o pesquisador, ao público em geral, especialmente para pessoas que pretendem lutar para construir um Sistema de Saúde mais acolhedor. Os interessados devem se inscrever, até a véspera do encontro, por meio do site da Rede Unida ou no local do Encontro.

Além do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA, apoiam a organização do evento o Movimento Popular de Saúde; o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems); o Conselho Federal e Local de Psicologia; o Conselho Regional de Enfermagem; dentre outros órgãos.

Histórico - A Rede Unida existe desde 1985.  O grupo propõe-se a discutir, sobretudo, a formação na área da Saúde e estruturação das redes de cuidado em Saúde. Quanto ao Encontro Regional, vinculado à Rede, ele buscar colher contribuições para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. “Uma dessas contribuições, seria a busca da construção de um SUS mais sustentável e com capacidade de acolher as pessoas”, conclui Paulo de Tarso.

Serviço:

Encontro Regional Norte da Rede Unida. Tema "A gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a Educação na Saúde"
Período: de 24 a 26 de novembro de 2011
Local: na Computer Hall, Rua Antônio Barreto, n° 1176, entre a Rua 9 de Janeiro e Avenida Alcindo Cacela, no bairro Umarizal, em Belém
Inscrições: Os interessados devem se inscrever, até a véspera do encontro, por meio do site www.redeunida.org.br ou no local do evento.

Informações: Telefone: (91) 8114-8174 (Alessandra Moura).
Site: www.redeunida.org.br

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Círio 2011: Tudo em nome da Fé

De acordo com a psicóloga, esse valor sobrenatural que chamamos de fé está presente na vida de todo ser humano.


Círio 2011: Tudo em nome da Fé
Cordeiros (imagerm/arquivo)
Santarém - "Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu." O pensamento é de Rui Barbosa, porém de ser tratada como estimulo a quem mora em Santarém.

Mas o que é a fé para quem trabalha diariamente pelo desenvolvimento de uma terra distante dos grandes centros e ao mesmo tempo, abençoada pela natureza?

“A verdadeira fé é quando você se atira, se joga, se entrega, se presta a um objetivo que você necessita em sua vida.” Diz o comerciante Edinaldo Aguiar

“Acreditar no teu objetivo, isso sim pra mim é fé e ter fé em Deus que é somente tendo fé nele que você consegue algo na vida, consegue crescer, realizar um sonho.” Afirma o relojoeiro Cleonor Reis.

“Fé, é o amor de Jesus que cresce a cada instante em nosso coração. Não importa o tamanho da sua fé, o que importa é você ter fé.” Conta a dona de casa, Marilene de Fátima.

O povo santareno sempre foi voltado para a religiosidade, que se faz presente até na maior manifestação folclórica de Santarém, o Sairé, simbolizado pelo arco que representa a santíssima trindade.

Em tudo se percebe fé, algo indispensável para quem sonha com dias melhores.

A psicóloga Vera Branco explica: “do ponto de vista psicológico a fé tá muito ligada a sentimento, não tá ligada a razão, é o sentir, por isso que a gente até diz assim, o correto não seria dizer ‘eu tenho fé’ seria dizer ‘eu sinto fé’ porque tá muito ligado ao sentimento, sentimento de que eu creio em alguma coisa que vá me preencher ou que vá resolver algumas situações que eu não consigo resolver sozinho.”

De acordo com a psicóloga, esse valor sobrenatural que chamamos de fé está presente na vida de todo ser humano.

Para a maioria das pessoas o ser superior é Deus. É a ele que todos recorrem nos momentos de dificuldade. É na igreja que as pessoas oram estabelecendo um contato entre criatura e criador, e um pedir e agradecer as graças alcançadas.

O mestre em teologia Pe. Ivair Silva Costa explica de onde surge a fé. “Parte do princípio que é muito melhor e é válido, acreditar e crer em alguém absolutamente bom de que em qualquer uma de suas criaturas.”

Assista a reportagem



Como todo sentimento e emoção, a fé também não pode ser escondida. O mestre em teologia afirma que mesmo que seja algo pessoal, a manifestação é social.

“Nós temos que entender essa fé como um dom, uma gratuidade, e aplicar essa fé nas nossas realidades, de modo que elas venham somar para nós caminhos, oportunidades para comunhão com as pessoas.”

É através da fé que pessoas alcançam graças e se apegam ainda mais à religião, por isso cada vez mais as pessoas manifestam esse sentimento, compartilhada mesmo que por intercessão de personagens importantes da religiosidade para um povo que também destaca a mãe de Jesus.


fonte: notapajos.com

domingo, 20 de novembro de 2011

UFOPA seleciona bolsista doutores para áreas de Química de Produtos Naturais e Agronomia

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) prorrogou o prazo do processo de seleção de 2 professores doutores bolsistas de tempo integral e dedicação exclusiva, um na área de Química de Produtos Naturais e outro na área de Agronomia. A bolsa, oriunda de recursos da CAPES e FAPESPA, tem o valor de R$4.700,00, além de ajuda de custo de R$12.000,00 para instalação (o contemplado deverá residir em Santarém).
O processo de seleção consistirá de 4 etapas: avaliação do currículo; avaliação de viabilidade da implementação do projeto; entrevista; apresentação de seminário de pesquisa. As inscrições encerram-se dia 25 de novembro de 2011.
Os candidatos devem entrar em contato imediatamente com o Prof. Lauro Barata, responsável pelo projeto, manifestando seu interesse, e enviar cópias escaneadas dos seguintes documentos: currículo Lattes atualizado na Internet (link); cópia dos diplomas e certificados cabíveis; 2 cartas de referência; cópia da Carteira de Identidade, CPF, PIS ou PASEP; plano de trabalho (para o projeto que será oferecido).
Contato pelo endereço eletrônico lbarata@iqm.unicamp.br, com o assunto UFOPA-PNPD. Confira mais informações na chamada específica de cada área (Agronomia e Química Orgânica).


Júlio César Pedrosa – Comunicação/UFOPA
17/11/2011

Inep/MEC divulga resultado do Enade 2010

                                                                         
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram na última quinta-feira, 17, os indicadores de qualidade das Instituições e cursos de educação superior do País. Segundo os dados, os cursos de Biomedicina e Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), com nota 4, estão entre os melhores do Estado.

O Inep avaliou 2.176 instituições públicas e privadas em todo o país. A UFPA está entre os 44,02% das instituições de ensino superior brasileiras que receberam conceito 3 na avaliação. “Esta nota é satisfatória, mas como se refere aos três últimos anos (ou seja, 2008, 2009 e 2010) e tivemos problemas no sistema de informações docentes em 2008, esperamos que, em 2012, nosso conceito seja 4, que é atribuído para instituições com média maior que 2,94. Este ano, a UFPA recebeu média 2,76”, explica Lúcia Harada, diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).


Mais populosa - A Universidade é a 15ª no ranking com maior quantidade de cursos avaliados, sendo a única instituição do Norte do País com elevado número de cursos de graduação. Segundo os dados do Censo da Educação 2010, divulgados também pelo Inep/MEC, em novembro, a UFPA continua sendo a maior universidade brasileira em número de alunos na graduação, com 32.169 alunos matriculados.

“O elevado número de cursos e alunos torna o desafio de alcançar a excelência mais complexo. Afinal, atingir nota 4 ou 5 em mais de oitenta cursos requer trabalho e dedicação bem mais intensos do que fazê-lo para um número menor de graduações”, conta a diretora.

Durante o Enade 2010, 87 cursos da UFPA foram avaliados e 61 deles receberam nota correspondente ao Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), que atribui valores de 1 a 5 aos cursos de graduação. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.

Entre os cursos da Federal Paraense avaliados, estavam Agronomia (Marabá e Altamira), Medicina Veterinária (Castanhal), Serviço Social (Breves) e os cursos ofertados em Belém, de Biomedicina, Odontologia, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Destes, os cursos de Biomedicina e Serviço Social, do Campus de Belém, receberam nota 4. Por outro lado, o curso de Agronomia ofertado em Altamira, recebeu nota 2, considerada insuficiente pelo MEC.

Avaliação dos cursos - Para a Diretora de Ensino da UFPA, a melhoria dos indicadores de desempenho dos cursos de Biomedicina e Serviço Social está relacionada a trabalhos de conscientização dos alunos sobre o Enade, como ele funciona e a importância de efetivamente comparecer ao Exame erealizá-lo. Neste caso, a melhoria dos indicadores mostra o papel estratégico dos estudantes e a necessidade deles se envolverem mais institucionalmente.

“Em relação ao curso de Agronomia, vamos pedir uma visita in loco de especialistas do MEC para reavaliar o curso. Este processo envolve várias etapas, iniciando com um diagnóstico das condições do curso e a elaboração de um plano de melhorias desenvolvido pela Faculdade, com o apoio da PROEG. Historicamente, nestas visitas, sempre conseguimos melhorar as notas atribuídas”, assegura Lúcia Harada.

Segundo a diretora, explicar o porquê deste resultado ainda não é possível, mas pelo histórico dos desempenhos anteriores e pela situação política tensa em relação à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no município de Altamira, “podemos especular que o interesse dos alunos no Exame possa ter reduzido em decorrência do clima de instabilidade, do envolvimento dos estudantes nos movimentos sociais ou mesmo que possa ter ocorrido boicote ao Exame, casos em que, embora compareçam, os universitários não fazem efetivamente a prova”, explica a dirigente.

Enade 2010 - O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Agronomia e Zootecnia.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Acessibilidade no PS 2012 da UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibiliza atendimento diferenciado aos candidatos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) que se inscrevem nos processos seletivos da Instituição, incluindo o PS 2012, principal concurso anual de oferta de vagas para o ensino de graduação da UFPA. O edital do concurso contém informações específicas aos PNEE referentes à inscrição e solicitação de tratamento diferenciado durante a realização das provas, assim como sobre a necessidade de tempo adicional para realizá-la (até uma hora a mais).

Os candidatos especiais puderam solicitar o tratamento diferenciado ao Centro de Processo Seletivos da UFPA (Ceps), durante a inscrição no PS 2012, no prazo de 14 de setembro a 5 de outubro. Eles tiveram, ainda, que comprovar sua necessidade por meio de laudos médicos.

Atendimento na prova - Durante as provas de seleção, os candidatos com insuficiência auditiva, por exemplo, são assistidos por profissionais especializados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para os candidatos com insuficiência na visão, as provas são disponibilizadas em tamanho ampliado (fonte 26), em Braille ou em Dos-Vox (arquivos de áudio no computador).

Os candidatos cadeirantes são lotados no andar térreo, em locais de prova de fácil acesso e com espaço físico adequado à acessibilidade deles. Nas salas de aula, eles recebem mesas específicas para encaixar nas cadeiras de roda. Já os candidatos que possuem limitações de coordenação motora ou dislexia podem solicitar auxílio de “ledores” e de pessoas especializadas para preencher o cartão resposta do concurso.

O Ceps explica, porém, que, no processo de correção das provas do PS 2012, não há tratamento diferenciado aos PNEE, uma vez que apenas a segunda fase é elaborada pela Universidade e, nela, não há prova de redação, nem questões subjetivas. Como todos os PNEE, quando necessário, têm ajuda para o preenchimento do cartão-resposta e a correção se limita à leitura dos cartões, estas provas são corrigidas exatamente como as dos demais candidatos.

Cotas - Além do tratamento especial durante a realização das provas, os PNEE podem solicitar as vagas reservadas a eles pelo Sistema de Cotas. Segundo a Resolução nº 3.883, de 21 de julho de 2009, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), o candidato que desejar concorrer na condição de PCD (Portador com Deficência) deve declarar, expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar do concurso exclusivamente concorrendo à única vaga destinada para os PNEE, criada em cada curso de graduação ofertado.

Como este ano são ofertados 180 cursos de graduação, há 180 vagas destinadas especificamente aos PNEE, uma por curso. Sendo que estas vagas, se não forem preenchidas por falta de candidatos PCD aprovados, não poderão ser ocupadas por outros candidatos do PS 2012. Neste caso, serão extintas, conforme consta no edital do concurso.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Alunos ignoram nota baixa no Enade

Os indicadores de avaliação das instituições de ensino superior no Brasil apontam para elevação na qualidade das universidades, centros universitários e faculdades, segundo avaliação do ministro da Educação Fernando Haddad. Mas, ainda assim, 10 instituições do Pará receberam nota considerada ruim no Índice Geral de Cursos (IGC), computados a partir da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2010. Entre elas uma pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O instituto obteve nota 2. Dos 10 cursos do IFPA avaliados pelo Inep, apenas seis passaram.
O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação de cada instituição e sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação. De acordo com o MEC, as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e as 4 e 5 referem-se a um bom resultado.
A estudante Patrícia Flexa, de 21 anos, que está no último ano do curso de Letras do Instituto acredita que a avaliação parte de um universo global, e deixa de lado as especificidades. “Acredito na qualidade da minha faculdade, tenho ótimos professores e sei que vou sair daqui preparada para o mercado por diversos fatores que incluem ainda uma excelente estrutura de ensino”, destacou a moça. Questionada sobre a nota que o IFPA recebeu, ela disse que optou por estudar no local porque considera a ementa e a grade curricular a melhor, em comparação a outros lugares. “Vale ressaltar que nos preparamos em um instituto federal e acredito que, por isso, a nota vai refletir em melhorias para todos”, completou Patrícia.
Já a estudante Reginne Queiroz, 19 anos, acha que o resultado do índice não condiz com a estrutura, mas que respeita as prerrogativas da avaliação. “Agora é esperar para que a instituição aplique os procedimentos cabíveis para reverter essa nota”.
Particulares se defendem acusando falhas no processo
Entre as instituições que receberam média 02, ou seja, consideradas ruins, está ainda a Escola Superior Madre Celeste (Esmac), a Faculdade Pan-Amazônica (Fapan) e a Faculdade da Amazônia (Faam). Procuradas pela reportagem, as três instituições não se pronunciaram.
Mesmo constando no Diário Oficial da última quinta-feira (17), com a avaliação 02 a Faculdade do Pará (Fap) emitiu nota onde esclarece que não teve cursos avaliados pelo Enade nos anos de 2010 e 2011, em razão do cronograma de avaliação do Exame não corresponder à grade dos cursos oferecidos pela instituição nesse período. Já o diretor geral Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa), Mauro Leônidas, afirmou que a nota não constava no site do Mec e que o número equivale ao ano de 2008, quando a instituição foi avaliada. 


FONTE: (Diário do Pará)

sábado, 19 de novembro de 2011

CCT discute acesso gratuito a cadastros eletrônicos de consumidores

[Foto]
O consumidor poderá ter acesso gratuito, via internet, às informações sobre ele arquivadas em cadastros de consumo como SPC e Serasa. A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) analisará projeto (PLS 470/2011) com esse sentido em reunião extraordinária a ser realizada na próxima quarta-feira (23).
Segundo o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), autor do projeto, o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) só garante à população o acesso gratuito aos seus dados nas modalidades de atendimento presencial e por carta. No entanto, na justificativa do projeto, o parlamentar considera que "para o consumidor, a internet seja o modo mais fácil e adequado para que ele consulte informações sobre sua eventual inadimplência". Bauer afirma que as entidades de cadastro de consumo já recebem tarifas de bancos e empresas por seus serviços, o que tornaria "abusiva" a cobrança ao consumidor pela consulta via internet.
A matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e será apreciada em caráter não terminativo. 
Radiodifusão
Na mesma reunião, a CCT apreciará projetos de decreto legislativo que outorgam nove autorizações e uma permissão para execução de serviços de radiodifusão, além de seis renovações de permissão e uma renovação de concessão para tais serviços. 
Orçamento
A CCT também discutirá e votará emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2012.
 


Paulo Cezar Barreto / Agência Senado

Resultado Final do Bolsa Auxílio Intervalar

A Diretoria de Assistência à Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão (DAIE/ Proex) divulga o resultado final do Programa Bolsa Auxílio Acadêmico Intervalar. Este resultado já comtempla a análise dos recursos.
O pagamento da Bolsa, que tem parcela única no valor de R$ 750,00, será efetuado após a habilitação da bolsa realizada por meio de comprovação de matrícula do 1º período letivo de 2012 até o dia 10 de janeiro de 2012. É necessário que os estudantes beneficiados façam a confirmação da matrícula na secretaria dos campi onde estuda ou na DAIE (para quem estuda em Belém). Os bolsistas também terão que informar os seus dados bancários (Conta Corrente ativa no nome do beneficiado). O prazo para o repasse das informações bancárias vai até o dia 10 de dezembro. O calendário completo está disponível no Edital.
A Bolsa tem como objetivo prestar auxílio financeiro para custeio com alimentação, transporte, moradia e material didático-pedagógico para os estudantes dos cursos de graduação presencial na modalidade intervalar, durante o período letivo.

Confira o Resultado



Texto: Assessoria de Imprensa da Proex
Informações: (91) 3201-7260

UFPA se prepara para comemorar os 25 anos de interiorização


O processo histórico de interiorização da Universidade Federal do Pará passa por várias fases que envolvem desafios, superação e conquistas. Em 2011, esse processo que deu origem a uma Universidade Multicampi completa 25 anos. Dois eventos vão marcar a comemoração: o lançamento de vídeos de depoimentos sobre a história e a memória de implantação dos campi e o Seminário sobre o projeto de interiorização da UFPA. Ambos serão realizados no dia 16 de dezembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus de Belém.

O lançamento dos DVDs faz parte do Projeto de pesquisa “UFPA uma Universidade Multicampi: 25 anos de Ensino Superior Regionalizado no Pará”, coordenado pela professora Edilza Fontes. A proposta do Projeto surgiu durante o Fórum dos Coordenadores dos Campi da Universidade, realizado no início de 2010. Em março do mesmo ano, a equipe deu início ao trabalho de pesquisa. Ao todo, serão 100 depoimentos de dirigentes, professores, servidores, alunos, egressos e autoridades locais, todos participantes do processo de interiorização. Neste primeiro momento, serão lançados apenas 25 depoimentos.

Memória da interiorização - Além das gravações, a pesquisa sobre a história e a memória da interiorização é realizada a partir do levantamento de documentos oficiais da Instituição, como Atas das Reuniões dos Conselhos Superiores, documentação do Departamento de Pessoal, Atas dos Conselhos de Centro, documentação da Reitoria e das Pró-Reitorias, documentação iconográfica, jornais da época, entre outros.

O Projeto será realizado até 2013 e deve resultar na produção de um livro e na criação de um site interativo. “O nosso projeto quer contar essa história, como foi essa saga nestes 25 anos. É um processo que começa sem nenhuma verba do MEC. E hoje, em 2011, celebramos a consolidação da interiorização da Universidade, a qual teve grande incentivo por meio de programas como o Reuni, que garantiu a melhoria da infraestrutura nos nossos campi”, afirmou Edilza Fontes.

De acordo com a professora Edilza Fontes, o Seminário vai promover um encontro de socialização da história e da memória da Instituição no interior do Estado.

Lançamentos - O evento será aberto no dia 16, com a apresentação do Projeto de Pesquisa, às 9h, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus da UFPA, em Belém. A programação segue com a formação de quatro mesas-redondas. A primeira será composta por ex-reitores da UFPA e o reitor Carlos Maneschy. Em seguida, haverá o lançamento dos vídeos.

Os debates também contarão com a presença de coordenadores dos campi e de dirigentes de institutos; secretários de Estado de Gestão e Promoção Especial, Nilson Pinto;  e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Melo, ambos ex-reitores da Universidade; além do coordenador do PARFOR/UFPA, Márcio Nascimento, e do reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Seixas Lourenço.

Serviço:
Lançamento dos DVDs e Seminário sobre os 25 anos de interiorização da UFPA
Data: 16 de dezembro de 2011.
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes
Período de inscrição: de 28 de novembro a 9 de dezembro
Inscrições pelo e-mail: universidademulticampi@yahoo.com.br
Informações: www.facebook.com/universidademulticampi

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA.

Faltam 15 dias para a prova do PS 2012 da UFPA


 
Contagem regressiva para o Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Pará. Faltam apenas 15 dias para a prova que ocorrerá no sábado, 3 de dezembro. Na organização de mais uma etapa desse processo, o Centro de Processos Seletivos (CEPS) divulgou, hoje, o resultado do Exame de Habilidades dos cursos de Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, realizado no último dia 13 de novembro. Para consultar o resultado na íntegra, clique aqui.

Do total de 879 inscritos para o Exame, 404 faltaram e 475 compareceram aos locais de prova. Ao todo, 397 candidatos foram considerados habilitados no Exame. Para se classificar, era necessário obter 30% do total de pontos da prova prática. Os candidatos que não obtiveram a pontuação e não foram habilitados para esses cursos permanecem na disputa da segunda opção de curso que informaram no ato da inscrição no Processo Seletivo. O PS 2012 oferta 7.606 vagas distribuídas em 180 cursos.

Demanda e cartão de inscrição - As próximas etapas desse período que antecede o PS 2012 consistem na liberação das informações sobre a demanda de candidatos por vaga em cada curso ofertado pela Instituição e do cartão de inscrição no Processo, documento necessário para que os candidatos tenham acesso aos seus locais de prova. Para isso, apenas estava sendo aguardado o resultado do Exame de Habilidades, pois era necessário contabilizar também a segunda opção dos candidatos não habilitados.

Segundo explica a diretora do CEPS, Marilucia Oliveira, o resultado do Exame foi, inclusive, divulgado com antecedência. “A nossa previsão era para o dia 22 de novembro, e conseguimos obter os resultados cinco dias antes do previsto”. Por causa dessa antecipação, também é possível que a consulta e impressão do cartão de inscrição do PS, bem como as informações sobre a demanda dos cursos sejam liberadas antes da data prevista em edital: dia 24 de novembro. Os candidatos, portanto, devem estar atentos ao site do CEPS a partir da próxima segunda-feira, dia 21.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA