quarta-feira, 2 de maio de 2012

UEPA aceita pedido de isenção até sexta-feira

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga hoje (2) o resultado técnico e estatístico dos processos seletivos 2012. Diretores e profissionais de escolas de ensino médio da rede pública e privada, representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e coordenadores dos cursos de graduação da universidade participam da programação, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), de 9 horas às 11h30, durante a Reunião Técnica dos Processos Seletivos da Uepa.

As escolas convidadas participam de palestra e debate sobre “As novas diretrizes curriculares nacionais do ensino médio”. Além disso, a Uepa fará a entrega de notas e estatísticas de cada escola, que poderão ser acessadas no site www.uepa.br. A partir de então, os candidatos também terão acesso às notas.

Durante a reunião, também serão divulgadas as informações sobre os processos seletivos 2013, Prise e Prosel, com todas as informações como as datas das provas, início das inscrições e valores sobre taxa de inscrição.

ISENÇÃO

Está aberto até às 23 horas da próxima sexta-feira (4) o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para o vestibular 2013 da Uepa. Os interessados em participar do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise) - Subprograma XVI devem acessar os endereços www.uepa.br ou http://www3.uepa.br/vestibulares/isencao/ e fazer o pedido.

A instituição oferta 12.660 isenções, 6.960 integrais e 5,7 mil parciais (de 50%) – cerca de 10% a mais que ano passado, quando foram concedidas 11,5 mil isenções. A divulgação oficial do resultado dos pedidos de isenção será dia 10 de agosto, até às 14 horas, no site da Uepa, nos quadros de aviso do prédio da Reitoria e nos campi do interior do Estado. Os isentos (integrais e parciais) devem imprimir seus comprovantes de isenção e efetivar a inscrição junto com os demais candidatos no mesmo período estabelecido pelos editais do vestibular, que serão publicados até 31 de agosto desse ano. Mais informações: Rua do Una, 156, Telégrafo, ou ainda no telefone (91) 3299-2216 e e-mail daa@uepa.br.

SEMANA DE LETRAS

O Centro Acadêmico de Letras “Eneida de Moraes”, da Universidade do Estado do Pará (Calem/Uepa) realiza de 7 a 11 de maio, a II Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras, com o tema “Linguagens: A Convergência dos Saberes”. As inscrições estão abertas para essa segunda edição, com programação para estimular a discussão sobre questões essenciais para a Filosofia, as estruturas estabelecidas de forma coerente, organizando espaços abertos de decisão, e a autonomia dos estudantes, além da formação e construção da carreira. O CCSE fica na Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo

( blog do Calem - http://blogdocalem.blogspot.com.br/) (Agência Pará)

Lista de políticos paraenses inelegíveis sai em junho

Informações serão compiladas em um banco de dados, que deve facilitar os pedidos de impugnação do registro de candidaturas
Pará - A procuradoria regional eleitoral do Pará já começou a elaborar ofícios que serão enviados aos órgãos fiscalizadores solicitando informações sobre políticos inelegíveis para as Eleições 2012, de acordo com a Lei da 'Ficha Limpa'. As informações serão compiladas em um banco de dados, que deve facilitar os pedidos de impugnação do registro de candidaturas. O procurador regional eleitoral, Igor Figueiredo, afirma que a lista do Pará deve ficar pronta até junho.

A ideia foi do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que sugeriu aos procuradores regionais eleitorais de todo o País que fizessem essa lista para facilitar a pesquisa de dados na hora de protocolar os pedidos de impugnação. O objetivo do levantamento é ganhar tempo, já que os tribunais terão apenas cinco dias para impugnar as candidaturas registradas.

De acordo com Figueiredo, essa tarefa vai ficar a cargo somente da procuradoria eleitoral, que vai enviar ofícios aos órgãos que possam repassar informações de políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa como parlamentares que renunciaram seus mandatos, os condenados por crimes, os casos de ilícito eleitoral, entre outros previstos na lei complementar nº 64. 'Vale também para os que estiverem se candidatando pela primeira vez', esclarece.

Assim devem ser oficiadas as Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, Tribunais de Conta, Tribunal Regional Federal, Justiça Militar, além de órgãos de classe como Conselho de Medicina, Enfermagem e Farmácia, entre outros. 'Vamos dar um prazo de pelo menos um mês para que eles enviem essas informações para que possamos montar o banco de dados, que deve ficar pronto até junho', afirma o procurador.

Ainda segundo ele, a pesquisa de informações será feita através de documentos, como o CPF, e os órgãos oficiados pela Procuradoria Eleitoral deverão enviar os dados tabulados. 'Vamos pedir os dados já tabulados para facilitar a pesquisa', esclarece.

O procurador paraense elogiou a ideia do procurador geral, Roberto Gurgel. 'Essa lista vai facilitar muito o trabalho dos procuradores e permitir a aplicação mais eficaz da Lei da Ficha Limpa, pois sem esses dados fica difícil, com esse prazo curto, fazer as impugnações das candidaturas', avalia.

Fonte: Portal ORM