sábado, 3 de dezembro de 2011

PS 2012: um total de 6.364 candidatos foram eliminados por falta



O maior processo seletivo já organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) registrou 8,82% de candidatos ausentes. Nos municípios do interior do estado 9,18% (2.508) dos estudantes não compareceram. Na Capital, o percentual de eliminados por falta foi de 8,91%, o equivalente a 3.849 pessoas. O Processo Seletivo 2012 (PS 2012) foi aplicado neste sábado, 3 de dezembro, em 25 cidades paraenses e oferta 7.606 vagas em 180 cursos de graduação. O número de inscritos foi de 72.143, sendo 239 candidatos portadores de deficiências e 1.145 sabatistas – pessoas que por motivos religiosos não puderam realizar a prova antes das 18h, como judeus e adventistas.


No ano passado, dos 54.108 inscritos, 6.226 não compareceram no dia agendado para a prova, ou seja, 11,5% dos candidatos foram eliminados por falta. “Este é um vestibular histórico e obviamente mais trabalhoso. No entanto, no PS 2012, o percentual de faltosos foi bem menor que o do ano passado e a prova foi mais tranquila até do que esperávamos. Três candidatos precisaram fazer a prova no hospital e registramos casos de pessoas com náuseas e problemas de pressão, que precisaram ser encaminhas para atendimento médico”, revela Marilúcia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos (Ceps).


Prova ao sábado foi um desafio para a Universidade - A presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA, Marlene Freitas, avalia a prova no sábado à tarde como positiva. “É a primeira vez que organizamos uma prova no sábado e, por isso, lidamos com situações com as quais nunca tínhamos nos deparado. A questão dos sabatistas é complicada porque se refere a um número significativo de candidatos que merecem respeito e atenção, mas cujas especificidades criam implicações difíceis de lidarmos. Por isso, vamos avaliar este processo e a questão dos sabatistas, reunindo novamente a Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe)”, explica.


O dia da semana e horário atípicos foram escolhidos para evitar que as provas das universidades públicas do Estado coincidissem. “Este ano, excepcionalmente, todos os demais domingos estão ocupados pelos outros processos seletivos, pelo plebiscito e dois deles coincidem com o natal e o ano novo. Assim precisamos marcar o concurso no sábado”, relembra Marlene Freitas.


Já a aplicação da prova pela tarde era necessária devido ao uso de espaços externos, que eventualmente tinham programações já agendadas pela manhã, e ainda para evitar a necessidade de um tempo maior de retiro para os candidatos sabatistas. “Se a prova fosse pela manhã, eles teriam que ficar em retiro durante todo o dia, já que podem iniciar a prova apenas a partir das 18h, por motivos religiosos”, relembra Marilúcia Oliveira, diretora do Centro de Processo Seletivos da UFPA (Ceps), unidade responsável pela organização e aplicação da prova.


Sobre a maratona dos 1.145 candidatos sabatistas, a Universidade diz não conhecer outra forma de assegurar a igualdade de oportunidade e de tratamento aos candidatos. “Reconhecemos que é cansativo e difícil para os candidatos e para a Universidade porque precisamos atender especificidades quando é impossível atender as demandas de todos. É sempre complicado criar procedimentos diferentes para concursos que exigem tratamento único. Por tudo isso, nós precisamos conversar mais e refletir mais sobre a necessidade de manter estes tratamentos diferenciados, conta Marlene Freitas.


Integrantes da Coperps visitaram os sabatistas momentos antes do início da prova para estes candidatos, agendada para as 18h. “Eles estão tranquilos e pediram autorização para realizar orações antes do início de sua participação no Processo Seletivo 2012”, conta Marilucia Oliveira.


Portões dos locais de prova são fechados ao mesmo tempo - Em relação ao registro de atrasos a Universidade explica que o acesso aos candidatos aos seus locais de prova também é tratado com cuidado. “Todos os anos conversamos com a Companhia de Transportes de Belém pedindo auxílio na organização do trânsito e eles têm nos atendido. Este ano, inclusive, asfaltaram a Avenida Perimetral a fim de ajudar na realização dos Processos Seletivos da UFPA e da UFRA, que acontecem no mesmo final de semana”, explica Mauro Magalhães, assessor especial da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).


Sobre a sincronia dos relógios no “fechar dos portões” nos diversos locais de prova, o Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), explica que os relógios utilizados como referências para o fechamento do acesso aos locais de prova são os dos coordenadores de cada local de acordo com o processo de distribuição dos malotes com as provas. Além disso, lembra que a orientação a todos os candidatos é de que estejam nos seus locais de prova com, pelo menos, uma hora de antecedência. Recomendação que consta inclusive no edital do concurso.


Resultado do maior concurso já organizado pela UFPA deve sair ainda em 2011 - A divulgação do resultado final com o listão de Aprovados depende dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que corresponde à primeira fase do PS 2012. “Quando recebermos os resultados, precisaremos ainda de cerca de dez a quinze dias para processar e organizar os dados para, então, divulgar o listão”, explica Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA. “Estamos fazendo o possível para, quem sabe, conseguimos dar este presente de Natal aos candidatos divulgando o resultado antes do dia 25, mas o Enem tem previsão de divulgação do seu resultado até o final do mês, o que afeta nossos planos”, pondera Marlene Freitas.


Segundo a pró-reitora, para o maior concurso já organizado pela Instituição, também foi necessária uma grande preparação. “Na verdade, a cada ano temos um número maior de vagas ofertadas, uma prova para um número maior de candidatos e nos deparamos com a necessidade de trabalhar com um verdadeiro exército, estabelecer uma rede de convênios e parcerias e lidar em uma programação que, internamente, é cada vez mais extensa e trabalhosa. Ao final, temos uma equipe fantástica e grandiosa, não só pelo seu tamanho e quantidade, mas pela qualidade e grau de responsabilidade com seu trabalho”, assegura Marlene Freitas.


Gabarito apenas no domingo - “Como temos candidatos que são, ao mesmo tempo, sabatistas e portadores de deficiência, nosso último candidato deve sair às 23h. Por este motivo, o gabarito preliminar será divulgado no endereço www.ceps.ufpa.br apenas no domingo e os candidatos terão 48 horas para registrarem recursos”, explica Marilucia Oliveira. As provas aplicadas também serão disponibilizadas no site do Ceps neste domingo.



Confira aqui a galeira de imagens do sábado de prova do PS 2012.



Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário