sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

UFPA alerta para a importância de recadastramento de seu alunado


Seja aluno vinculado à graduação ou pós-graduação, alunos do Parfor, de turmas do período intensivo ou extensivo, seja veterano, seja calouro. Todos os discentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) devem realizar o recadastramento de seus dados. A ação começou em dezembro do ano passado e vai até o dia 15 de fevereiro. Para se recadastrar, é simples, basta acessar o site do sistema.


Atenção – Vale a pena ressaltar que, apesar de os alunos já estarem liberados para as matrículas dos períodos de 2012, os estudantes que não se recadastrarem terão as matrículas bloqueadas no próximo ano letivo e, dependendo de qual período cursam, não poderão receber diplomas de conclusão de seus cursos. Além disso, os alunos também ficarão impedidos de obter bolsas concedidas por programas de projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como não poderão obter passagens e ajuda de custo fornecidas pela UFPA para participação em eventos fora da Universidade.


O motivo pelo qual o período de recadastramento se estendeu foi porque muitos estudantes da Instituição não têm acesso à internet, impossibilitando-os de preencher o formulário online. Desse modo, formulários de papel estão sendo disponibilizados. Este método é mais burocrático, visto que o aluno precisará apresentar cópias dos documentos. Os coordenadores de cursos, depois de compilarem essas informações, deverão entregá-las ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA para que sejam inseridas online.


Números - Mais de 25.500 estudantes já realizaram o seu recadastramento até o momento. “Somados os alunos vinculados ao Parfor, a Universidade tem mais 50 mil alunos, então, pode-se dizer que, aproximadamente, 50% dos discentes já fizeram o recadastramento”, esclarece o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPA, Erick Pedreira. Do número de recadastrados, mais de 8 mil já foram homologados.


Mas como funciona o processo de homologação? Todos os recadastramentos deverão ser homologados pelos diretores de faculdades a que os alunos pertencem. Esse processo é para a checagem dos dados, ou seja, saber se as informações que o discente preencheu conferem com as disponibilizadas no banco de dados das faculdades.


Para esta ação, as Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e de Ensino de Graduação (Proeg) atuaram de forma conjunta com o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.


Segundo Erick Pedreira, é preciso um esforço do nosso alunado para esta ação, pois, além de traçar um perfil mais concreto acerca dos discentes da UFPA, as informações prestadas devem facilitar, inclusive, a inscrição e participação dos alunos no Exame Nacional de Desempenho (Enade) e, também, ajudar na captação de recursos para a Instituição. “É fundamental, também, agradecermos o empenho de cada gestor de unidade na homologação desses dados”, acrescenta.


Texto: Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação da UFPA

fonte: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário