Vinte e três programas e projetos da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA) foram contemplados com recursos do Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação (Proext/MEC). São R$ 2,3 milhões a serem aplicados em ações extensionistas nas áreas de saúde, educação, relações e gênero, geração de renda, inclusão digital, empreendimentos solidários, direitos humanos, desenvolvimento social, cultura e arte, desenvolvimento urbano, desenvolvimento rural e preservação de patrimônio cultural.
O resultado do Edital nº 04/2011 do Proext foi publicado no início de junho, na página eletrônica da Proex. As propostas aprovadas são dos campi de Belém, Marabá, Altamira e Tucuruí. Segundo o pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Artur Neves, cerca de 70 professores e técnicos estão envolvidos nos programas e projetos deste ano e devem mobilizar mais de 100 bolsas de extensão para alunos.
Em 2009, foram seis programas e projetos aprovados. No ano passado, esse número dobrou e obteve recursos na ordem de R$ 800 mil. “Este crescimento se deve ao incentivo da Pró-Reitoria de Extensão para a apresentação de novas propostas, a partir da identificação do perfil existente na UFPA, isto é, as características dos projetos que considerem as diretrizes apresentadas no edital, como recursos pedagógicos, observação ao atendimento à comunidade e qualificação técnica na elaboração da proposta”, ressaltou o pró-reitor.
Proext - É um instrumento do Ministério da Educação (MEC), o qual abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões. O objetivo é aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior.
Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário