A Universidade Federal do Pará vai celebrar o Círio de Nazaré, pelo terceiro ano consecutivo, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora. A procissão em homenagem à Virgem ocorrerá no Campus do Guamá, na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 7h30. O trajeto contemplará toda a Universidade, e a caminhada será encerrada com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, às 9h, no Centro de Eventos Benedito Nunes.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré da UFPA já está na programação oficial de peregrinação da imagem da Padroeira na Arquidiocese de Belém. Segundo explica Nádia Nogueira, uma das integrantes da comissão organizadora do evento, este é o início de uma longa tradição. Em 2011, será o terceiro Círio realizado na UFPA. A expectativa é integrar, cada vez mais, fiéis ao momento de reflexão e congraçamento espiritual na Universidade.
Caminhada - A concentração da caminhada será em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, de onde a imagem peregrina será levada em um andor, passando pelos Institutos do Campus Profissional, pelo terminal rodoviário, pela ponte de ferro, seguindo em direção à orla do rio Guamá até o Restaurante Universitário. Daí, a imagem passará em frente à garagem, à gráfica universitária, aos institutos do Campus Básico até o Centro de Eventos, onde Nossa Senhora de Nazaré será recebida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, que a entregará ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, para a celebração da Santa Missa.
Tributos - As homenagens ficarão por conta de cada setor. A comissão organizadora saldará a Virgem Maria com fogos no início e no encerramento da procissão. O cortejo será animado pelo Grupo de Oração Universitário (GOU). Alguns setores já garantiram homenagens, como é o caso da garagem da UFPA, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) , da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).
Para Nádia Nogueira, a alegria maior é ver que o Círio da UFPA está crescendo. “Cada vez mais, pessoas se juntam a essa procissão, a cada ano. Vemos, inclusive, calouros que fizeram promessa para ingressar na UFPA e aproveitam a oportunidade para agradecer a Nossa Senhora. E, para nós, que trabalhamos aqui, é uma chance de viver um momento de fé”, disse. A comissão organizadora do Círio também conta com a participação das servidoras Estér Arero, Livi Gomes, Nazaré Moura e da colaboradora Silviane Maneschy.
Peregrinação - Em algumas unidades da UFPA, tem ocorrido, ainda, os tradicionais encontros de peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A partir da próxima semana até o Recírio, que marca o encerramento da Quadra Nazarena em Belém, a imagem, que não é a peregrina, vai visitar todos os setores do Hospital Bettina. Nesta segunda, 19, haverá um encontro de peregrinação na garagem da UFPA, às 8h30, e outro, às 11h, no auditório do halll da Reitoria.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário