
Para o próximo ano, serão ofertadas 7.611 vagas distribuídas entre 180 cursos de graduação. Ao todo, são 1.523 vagas a mais que no Processo Seletivo 2011, sendo 524 criadas para a capital e 999 criadas no interior do Estado. A pró-reitora Marlene Freitas informou, inclusive, que o aumento da oferta de vagas nos campi da UFPA é um compromisso político da Instituição no que consiste em atender as demandas dos candidatos que residem em outros municípios. Por isso, também, para o PS 2012, houve a criação, em campi do interior, de alguns cursos de flexibilização, ou seja, cursos que serão mantidos a partir de convênios específicos, que podem ser ou não ofertados novamente nos anos seguintes, nos mesmos municípios ou em municípios diferentes.
A novidade da capital é a oferta de dois cursos novos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações. A Graduação em Arquivologia será ofertada pelo Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA), que, de acordo com Marlene Freitas, já possui o curso de Biblioteconomia, mas necessitava de uma formação adicional para quem trabalha com arquivos e referências bibliográficas. Sobre o curso de Engenharia em Telecomunicações, a pró-reitora explica que, com todos os processos de telecomunicações fixas e móveis que envolvem novas tecnologias, é natural uma demanda de mercado por essa formação. “A Universidade procura, sempre na medida do possível, satisfazer a essas demandas, próprias de uma sociedade em desenvolvimento”, afirmou.
A prova da UFPA constará de 55 questões de múltipla escolha, sendo cinco para cada uma das 11 disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, Filosofia e Sociologia, que são as mesmas matrizes de conteúdo do Enem. A redação considerada no Processo também será a da primeira fase cobrada na prova do Enem.
Inscrições - A taxa de inscrição custa R$ 40 e poderá ser paga até o dia 5 de outubro, via boleto bancário. Os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa entre os dias 14 e 19 de setembro. A divulgação das isenções aceitas ocorrerá a partir do dia 25 de setembro.
Critérios e mudanças - Os critérios de eliminação dos candidatos foram mantidos em relação aos do ano passado. Os candidatos não podem tirar nota menor que 4 (quatro) na redação do ENEM, nem zerar nenhuma área de conhecimento no Exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que 2 (dois) zeros em toda a prova. Além disso, devem ter 30% de acerto na avaliação. A mudança mais significativa em relação às regras do concurso diz respeito ao cálculo da nota final para a classificação dos candidatos.
A nota obtida pelos candidatos na prova do ENEM, padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (INEP), será somada com a nota da prova da UFPA, padronizada pelo Ceps, e dividida por 2 (dois). Apenas os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, os quais devem prestar, também, um exame de habilidades aplicado pela UFPA, terão a nota final calculada a partir da média aritmética das notas obtidas nas 3 (três) provas. O exame de habilidades está previsto no edital para o dia 13 de novembro.
Cotas e reserva de vagas - O siste
ma de cotas do PS 2012 também foi mantido conforme os anos anteriores. Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas. A condição de cotista, posteriormente, deve ser comprovada pelo estudante que optar por esta forma de concorrência.

A Universidade, ainda, mantém a possibilidade de criação de duas vagas a mais em todos os cursos de graduação destinadas a candidatos indígenas e uma vaga para candidatos portadores de deficiência. Estas vagas extras só podem ser ocupadas por estes cotistas e, na ausência de inscrição de cotistas, não serão ofertadas, conforme a Resolução nº 3.869/2009 e a Resolução nº 3.883/2009 do Consepe, respectivamente. As vagas extras não preenchidas são automaticamente extintas.
Serviço:
Clique aqui e cosulte o edital do PS 2012
Não perca os prazos: clique aqui e conheça as datas importantes do concurso
Site: www.ceps.ufpa.br
Informações: 3201.7266 / 3201.7622
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário