sábado, 17 de setembro de 2011

UFPA abre inscrição para estágio sanduíche em instituições norte-americanas


Estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará poderão participar da seleção de estágio sanduíche em instituições norte-americanas, no ano de 2012. A UFPA aderiu ao Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, que concederá, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bolsas de estudos para os candidatos selecionados. As inscrições serão efetuadas nos dias 21 e 22 de setembro, na sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3º andar do prédio da Reitoria, campus Guamá, em Belém.A bolsa de estágio em uma das universidades norte-americanas terá duração de seis a doze meses, com início previsto para janeiro de 2012.
Pré-seleção - O Edital já está disponível e é uma iniciativa conjunta entre as Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), de Relações Internacionais (Prointer) e de Ensino e Graduação (Proeg). A UFPA realizará uma pré-seleção e, em seguida, encaminhará à Capes os dados dos candidatos para a seleção final. “Esse programa é um esforço grande para acelerar a internacionalização das atividades de ensino e pesquisa nas universidades brasileiras. Nós temos a expectativa de que isso dê início a um ciclo que vai impactar não só a formação dos alunos diretamente atendidos, mas toda a universidade, porque esse programa vai intensificar o fluxo de alunos e professores entre as nossas instituições e as estrangeiras”, destaca o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Emmanuel Tourinho.

Reunião – Os alunos interessados em participar da seleção deverão comparecer à  reunião com os representantes da Propesp, Prointer e Proeg, no dia 20 de setembro, às 16h, no Auditório Setorial Básico II. O encontro será para esclarecer dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras e a submissão de propostas na UFPA, bem como orientações para a inscrição.

Áreas estratégicas - Para participar, o aluno de graduação deve cursar ou desenvolver trabalhos nas seguintes áreas estratégicas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Química, Biologia e Geociências); Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos.

O candidato à bolsa também deve atender aos requisitos exigidos no Edital, como: estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e temas indicados; ter bom desempenho acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar; ter nacionalidade brasileira; possuir no mínino 40% e, no máximo, 80% da carga horária prevista no seu curso; apresentar o comprovante de aprovação do teste TOEFL com nota mínima de 79, e, caso ainda não tenha feito o teste, apresente comprovante de inscrição para o teste, a ser realizado até o dia 10 de outubro; e apresentar declaração de compromisso de permanência no Brasil pelo dobro do número de meses, em relação àqueles que foram contemplados para a realização da graduação-sanduíche.

Resultado – A avaliação dos candidatos acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, e no dia 26, será divulgado o resultado da seleção. Neste mesmo dia, as Pró-reitorias farão nova reunião com os alunos pré-selecionados, para orientá-los quanto ao preenchimento do formulário online da Capes e do Institute of International Education. Será às 16h, no Auditório Setorial Básico II.

Programa - O Ciência sem Fronteiras é um programa de intercâmbio do Governo Federal, lançado no dia 26 de julho de 2011. O objetivo é formar recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.

O Programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Para 2012, serão concedidas pela Capes 2 mil bolsas, distribuídas em todo o Brasil. Já por meio do CNPq, a UFPA deverá receber 34 bolsas.

Serviço:

Período de inscrições: 21 e 22 de setembro de 2011.
Local: Sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3º andar do prédio da Reitoria.
Horário: 8h30 às 17h
Confira aqui o Edital.

fonte: Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário