domingo, 20 de novembro de 2011

Acessibilidade no PS 2012 da UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibiliza atendimento diferenciado aos candidatos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE) que se inscrevem nos processos seletivos da Instituição, incluindo o PS 2012, principal concurso anual de oferta de vagas para o ensino de graduação da UFPA. O edital do concurso contém informações específicas aos PNEE referentes à inscrição e solicitação de tratamento diferenciado durante a realização das provas, assim como sobre a necessidade de tempo adicional para realizá-la (até uma hora a mais).

Os candidatos especiais puderam solicitar o tratamento diferenciado ao Centro de Processo Seletivos da UFPA (Ceps), durante a inscrição no PS 2012, no prazo de 14 de setembro a 5 de outubro. Eles tiveram, ainda, que comprovar sua necessidade por meio de laudos médicos.

Atendimento na prova - Durante as provas de seleção, os candidatos com insuficiência auditiva, por exemplo, são assistidos por profissionais especializados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para os candidatos com insuficiência na visão, as provas são disponibilizadas em tamanho ampliado (fonte 26), em Braille ou em Dos-Vox (arquivos de áudio no computador).

Os candidatos cadeirantes são lotados no andar térreo, em locais de prova de fácil acesso e com espaço físico adequado à acessibilidade deles. Nas salas de aula, eles recebem mesas específicas para encaixar nas cadeiras de roda. Já os candidatos que possuem limitações de coordenação motora ou dislexia podem solicitar auxílio de “ledores” e de pessoas especializadas para preencher o cartão resposta do concurso.

O Ceps explica, porém, que, no processo de correção das provas do PS 2012, não há tratamento diferenciado aos PNEE, uma vez que apenas a segunda fase é elaborada pela Universidade e, nela, não há prova de redação, nem questões subjetivas. Como todos os PNEE, quando necessário, têm ajuda para o preenchimento do cartão-resposta e a correção se limita à leitura dos cartões, estas provas são corrigidas exatamente como as dos demais candidatos.

Cotas - Além do tratamento especial durante a realização das provas, os PNEE podem solicitar as vagas reservadas a eles pelo Sistema de Cotas. Segundo a Resolução nº 3.883, de 21 de julho de 2009, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), o candidato que desejar concorrer na condição de PCD (Portador com Deficência) deve declarar, expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar do concurso exclusivamente concorrendo à única vaga destinada para os PNEE, criada em cada curso de graduação ofertado.

Como este ano são ofertados 180 cursos de graduação, há 180 vagas destinadas especificamente aos PNEE, uma por curso. Sendo que estas vagas, se não forem preenchidas por falta de candidatos PCD aprovados, não poderão ser ocupadas por outros candidatos do PS 2012. Neste caso, serão extintas, conforme consta no edital do concurso.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário