O Campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia o V Encontro da Interiorização, que começa neste sábado, 11, e segue até o dia 15 deste mês. O evento tem como objetivo envolver todos os discentes da Instituição para discutir sobre “Os Desafios do Movimento Estudantil em uma Universidade Multicampi". A ideia é aglutinar as forças que lutam pela causa dos estudantes em cada campus, a fim de fortalecer tanto a organização quanto a luta pela assistência estudantil. A organização é do Diretório Acadêmico do Campus de Marabá (DA), com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA.
A programação consta de debates, sessões temáticas, plenárias, atos públicos e diversas atividades culturais. Qualquer estudante da UFPA poderá participar do encontro, e, “inclusive, algumas caravanas já estão sendo organizadas pelos DA’s dos dez campi da UFPA, com o DCE local”, acrescenta Danilo Mourão, estudante de Ciências Sociais do Campus e coordenador geral do DA de Marabá.
Segundo o estudante, todos os encontros já realizados anteriormente aconteciam em municípios próximos de Belém, a exemplo do último, ocorrido, em 2008, no Campus de Abaetetuba. Com isso, a participação dos campi mais distantes se dava de forma escassa, sobretudo porque a péssima comunicação naquele tempo tornava o evento pouco representativo. “Agora ,é diferente”, afirma Danilo. Por estar mais articulado, o Encontro já tem confirmadas as participações dos campi de Abaetetuba, Altamira, Breves, Bragança, Cametá, Castanhal, Tucuruí e Soure, ou seja, mais da metade do total de campi da UFPA.
Plano Nacional de Educação - O V Encontro de Interiorização ocorrerá no mesmo momento em que o governo federal discute o Plano Nacional de Educação (PNE). O debate gira em torno da parcela do Produto Interno Bruto (Pib) brasileiro a ser destinado à educação. Por isso esse mesmo assunto também é pauta de discussão do evento. “O que queremos é construir uma forte articulação para reivindicar ensino de qualidade, assistência estudantil para todos universitários e um investimento maior para a educação brasileira”, justifica Daniel Mourão.
Além da Comissão Organizadora Estadual, 71 estudantes do Campus de Marabá estão trabalhando nos preparativos do evento. “A proposta é que as decisões sejam feitas de maneira conjunta com os outros campi, para tentar buscar meios adequados de superar as dificuldades geográficas do nosso Estado”.
Os interessados em participar deverão procurar o DA de seu campus, porém, caso haja alguma dificuldade, deverão entrar em contato pelo e-mail coordgeral@dajribamar.org ou pelo telefone (94) 8118- 7919.
Texto: Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário