domingo, 20 de novembro de 2011
Inep/MEC divulga resultado do Enade 2010
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram na última quinta-feira, 17, os indicadores de qualidade das Instituições e cursos de educação superior do País. Segundo os dados, os cursos de Biomedicina e Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), com nota 4, estão entre os melhores do Estado.
O Inep avaliou 2.176 instituições públicas e privadas em todo o país. A UFPA está entre os 44,02% das instituições de ensino superior brasileiras que receberam conceito 3 na avaliação. “Esta nota é satisfatória, mas como se refere aos três últimos anos (ou seja, 2008, 2009 e 2010) e tivemos problemas no sistema de informações docentes em 2008, esperamos que, em 2012, nosso conceito seja 4, que é atribuído para instituições com média maior que 2,94. Este ano, a UFPA recebeu média 2,76”, explica Lúcia Harada, diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).
Mais populosa - A Universidade é a 15ª no ranking com maior quantidade de cursos avaliados, sendo a única instituição do Norte do País com elevado número de cursos de graduação. Segundo os dados do Censo da Educação 2010, divulgados também pelo Inep/MEC, em novembro, a UFPA continua sendo a maior universidade brasileira em número de alunos na graduação, com 32.169 alunos matriculados.
“O elevado número de cursos e alunos torna o desafio de alcançar a excelência mais complexo. Afinal, atingir nota 4 ou 5 em mais de oitenta cursos requer trabalho e dedicação bem mais intensos do que fazê-lo para um número menor de graduações”, conta a diretora.
Durante o Enade 2010, 87 cursos da UFPA foram avaliados e 61 deles receberam nota correspondente ao Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), que atribui valores de 1 a 5 aos cursos de graduação. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.
Entre os cursos da Federal Paraense avaliados, estavam Agronomia (Marabá e Altamira), Medicina Veterinária (Castanhal), Serviço Social (Breves) e os cursos ofertados em Belém, de Biomedicina, Odontologia, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Destes, os cursos de Biomedicina e Serviço Social, do Campus de Belém, receberam nota 4. Por outro lado, o curso de Agronomia ofertado em Altamira, recebeu nota 2, considerada insuficiente pelo MEC.
Avaliação dos cursos - Para a Diretora de Ensino da UFPA, a melhoria dos indicadores de desempenho dos cursos de Biomedicina e Serviço Social está relacionada a trabalhos de conscientização dos alunos sobre o Enade, como ele funciona e a importância de efetivamente comparecer ao Exame erealizá-lo. Neste caso, a melhoria dos indicadores mostra o papel estratégico dos estudantes e a necessidade deles se envolverem mais institucionalmente.
“Em relação ao curso de Agronomia, vamos pedir uma visita in loco de especialistas do MEC para reavaliar o curso. Este processo envolve várias etapas, iniciando com um diagnóstico das condições do curso e a elaboração de um plano de melhorias desenvolvido pela Faculdade, com o apoio da PROEG. Historicamente, nestas visitas, sempre conseguimos melhorar as notas atribuídas”, assegura Lúcia Harada.
Segundo a diretora, explicar o porquê deste resultado ainda não é possível, mas pelo histórico dos desempenhos anteriores e pela situação política tensa em relação à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no município de Altamira, “podemos especular que o interesse dos alunos no Exame possa ter reduzido em decorrência do clima de instabilidade, do envolvimento dos estudantes nos movimentos sociais ou mesmo que possa ter ocorrido boicote ao Exame, casos em que, embora compareçam, os universitários não fazem efetivamente a prova”, explica a dirigente.
Enade 2010 - O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Agronomia e Zootecnia.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário