sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Professor da UFPA recebe prêmio do Idesp por monografia

O professor da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e servidor do MPF/PA, Lucivaldo Barros, foi um dos contemplados, nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, com o “I Prêmio Estadual de Monografias Professor Roberto Santos – 2010 – Gestão da Informação para o Desenvolvimento do Pará”, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp). A cerimônia de premiação ocorreu durante a programação da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia.


Lucivaldo Barros obteve a segunda colocação no Prêmio com a monografia intitulada Nortes para a criação de um serviço virtual de resposta por demanda informação empresarial, na qual propõe um modelo de gestão baseado no compartilhamento de conhecimento e tecnologias para as micro e pequenas empresas paraenses; discorre sobre a necessidade de fortalecimento do Sistema Estadual de Informação (SIE) do Idesp, por meio de políticas públicas; e discute a importância da gestão da informação dos dados existentes na internet.


Julgamento - A Comissão Julgadora do Prêmio foi composta por representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Instituto Federal do Pará (IFPA), do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e da Defensoria Pública do Estado. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 23 de setembro.

Pelo segundo lugar, o professor da UFPA recebeu a quantia de R$ 2.000,00, um notebook, um diploma e terá sua monografia publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A premiação foi entregue pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Melo, que, na ocasião, estava representando o vice-governador do Estado, Helenilson Pontes.


Objetivo - O “I Prêmio Estadual de Monografias Professor Roberto Santos – 2010 – Gestão da Informação para o Desenvolvimento do Pará”, que homenageia Roberto Araújo Oliveira dos Santos, um dos mais importantes intelectuais paraenses vivos: jurista e renomado professor de Economia, teve o objetivo de incentivar a produção de monografias que abordassem o Sistema de Informação do Estado (SIE), banco de dados público, sistematizado pelo IDESP, por meio do site www.idesp.pa.gov.br, o qual congrega informações estatísticas georreferenciadas e registros administrativos, abrangendo aspectos ambientais, demográficos, sociais, infraestruturais e institucionais sobre o Estado do Pará.

Texto: Divulgação

fonte: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário