Estudar em uma universidade do exterior é um sonho para muitos universitários do Brasil. Para oito estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), esse sonho virou realidade. Eles foram aprovados no âmbito dos programas de bolsas de intercâmbio Ibero-Americano e Fórmula Santander: parcerias da UFPA com o banco Santander Totta, que garante aos universitários seis meses de estudos em universidades de renome em Portugal.
Os alunos aprovados são Flávio Meireles, Diego Dalmaso, Phillippe Sendas, Dilermando Gadelha, Nilson Nunes, Marcos Rolim, Thomas Bryann Nascimento e Jacqueline Nascimento. Eles vêm dos cursos de Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Pedagogia, em Castanhal. Nesta quinta-feira, 27, eles reuniram-se com as assessoras da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) para uma conversa sobre a viagem, prevista para o primeiro semestre de 2012.
O estudante de jornalismo, Flávio Meireles, vai para a Universidade do Porto. A expectativa é a de que o intercâmbio possibilite não apenas o conhecimento de uma cultura diferente, mas também traga saberes importantes que possam ser aplicados para o desenvolvimento da região amazônica. "Penso que, conhecendo a realidade de outro país, poderei interferir e refletir no contexto atual da região na qual vivo", afirma.
A assessora da Prointer, Lindalva Cannan, deu orientações sobre como os alunos devem proceder no intercâmbio, inclusive fazendo contatos e preparando caminhos para o futuro. “Abracem a oportunidade e tirem tudo de melhor para a vida de vocês, deixem as portas abertas”, aconselha.
Orgulho – Também estavam presentes na reunião, os pais dos alunos contemplados. Todos muito orgulhosos com a conquista dos filhos. “Essa é a recompensa, a satisfação de fazer o que gosta”, afirma Jeane Dalmaso, mãe do estudante Diego Dalmaso.
Dicas – O estudante Igor de Souza foi contemplado com uma bolsa de intercâmbio, também em parceria da UFPA com o Santander, no ano passado. Ele compareceu à reunião para contar suas experiências em Portugal, dar dicas de lugares para visitar e de como funciona a vida acadêmica no País. “As coisas são parecidas com aqui. Os professores passam provas, trabalhos, seminários e tem uma atenção especial com alunos de outros países”, contou.
Preparativos - Com a viagem a três meses de acontecer, a assessora da Prointer Leila Assef lembra aos alunos que eles não devem ficar parados. “Corram atrás dos documentos, como carta de aceite na universidade de escolha, alojamento, passaporte, visto e seguro saúde. Parabéns a todos, vocês estão aqui porque merecem. São alunos que vivem a universidade”.
Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Fotos: Alexandre Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário