segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Professor da UFPA publica artigo em revista internacional

De acordo com a Teoria da Snowball Earth (Terra Bola de Neve), há, aproximadamente, 630 milhões de anos, o Planeta Terra era completamente congelado. Contudo, já há algum tempo, movimentos na comunidade científica internacional refutam este postulado. Sobre esse assunto, o professor Afonso Nogueira, da Faculdade de Geologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com pesquisadores de outros países, publicou artigo na Revista Nature, periódico britânico de grande renome em todo o mundo

“O objetivo principal do trabalho era descobrir evidências, no Brasil, de glaciações globais que ocorreram há mais de 600 milhões de anos e, assim, possivelmente, questionar a Teoria da Snowball Earth. Para isso, fora utilizado, como referência, as rochas carbonáticas do Mato Grosso. Os dados obtidos sinalizam que a o planeta, neste período, não era completamente coberto de gelo, como diz a Teoria”, explica Afonso Nogueira.

Artigo na Revista Nature De acordo com o docente, o critério de seleção dos artigos da Revista Nature é extremamente meticuloso. Então, conseguir publicar um estudo neste periódico é um motivo de grande satisfação profissional. “Esta publicação é uma das mais respeitadas do mundo sobre divulgação científica. A publicação desse artigo significa um grande prestígio, inclusive, para a Universidade Federal do Pará”, ressalta o professor.

UFPA no mundo – Como repercussão da publicação do estudo na Revista, o professor acredita que a UFPA, consequentemente, terá a sua imagem projetada internacionalmente. Além disso, de acordo com Afonso Nogueira, a Região Norte, que em muitos aspectos é esquecida, passa a ter visibilidade no Brasil e, neste caso, no mundo. Para mais informações e para acessar o resumo do artigo, clique aqui.

O estudo coordenado pelo geólogo Afonso Nogueira teve, ainda, a participação de outros pesquisadores, especialistas no assunto. Esses outros estudiosos são das Universidades de São Paulo, Paris Diderot, na França, e Califórnia, nos Estados Unidos. A intenção da equipe é continuar pesquisando a Teoria da Snowball Earth, já que ela encerra outros subtemas.


Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário