quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UFPA lança Especialização em Política e Economia Mineral

Quando se fala em questões minerais, logo se costuma pensar na exploração. Ir ao local, identificar a jazida e extrair o minério. Atividade que, naturalmente, um aluno de geociências aprende durante a graduação. Mas tratar de direito, tributação, planos de manejo e gerenciamento é algo que só se aprende depois de formado. Tendo em vista  essas questões, o Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA) lançou o II Curso de Especialização a Distância em Política e Economia Mineral (Pem). O primeiro momento presencial da turma acontece nesta quinta-feira, 27, a partir das 8h30, no auditório do IG. A programação continua até as 18h, com palestras, coquetel e sorteio de duas bolsas integrais

O curso é destinado às pessoas que trabalham com gerência, acompanhamento e avaliação de planos, programas e projetos no âmbito da gestão de recursos naturais, com ênfase na mineração e no meio ambiente em geral. “Pensamos neste curso pela necessidade do mercado, tendo em vista a dificuldade de acesso físico à Universidade. Por isso ele é na modalidade a distância”, afirma Estanislau Luczinski, coordenador acadêmico do curso.

A especialização tem duração de 18 meses e, por ser autofinanciado, o investimento será de R$300 ao mês. Os alunos, mesmo fazendo a maior parte do curso com auxílio do computador, terão quatro momentos presenciais, sendo três de avaliação e o último para a defesa de seu trabalho de conclusão. “Esse primeiro momento presencial não conta, pois é uma ocasião em que os alunos terão contato com os coordenadores e os tutores do curso, tirarão dúvidas quanto ao funcionamento do curso, do sistema de avaliação, do conteúdo e da plataforma utilizada”, explica o professor.

Sorteio de bolsas - Além deste momento, a programação do dia 27 contará, ainda, com a palestra do professor Eduardo da Costa sobre “Atividade Mineral x Divisão do Estado”, de 9h às 10h30; e outra com o professor Alberto Rogério Silva, sobre “Indústria Mineral no Pará e no Mundo”, de 15h30 às 17h. Haverá um coquetel das 17h às 18h. Na ocasião, serão sorteadas duas bolsas integrais para a realização da especialização. Apesar de o curso já ter iniciado em outubro, as inscrições ainda estão abertas.

“Ensino a distância foi, por muito tempo, analisado por uma visão deturpada. Hoje, percebe-se que esta modalidade se tornou um recurso pedagógico de aperfeiçoamento profissional. Estando no mercado, é difícil se deslocar até uma sala de aula para melhorar sua formação, então, um curso a distância é uma forma de poder darmos acesso a essas pessoas”, conclui Estanislau Luczinski.


Flávio Meireles  - Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário