quarta-feira, 19 de outubro de 2011

:Estudantes da UFPA “voam” em São Paulo


Entre os dias 20 e 23 de outubro, três equipes da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam da competição SAE Brasil Aerodesign, sediada em São José dos Campos, estado de São Paulo. O evento é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, visando propiciar a troca de técnicas e conhecimentos sobre Engenharia Aeronáutica. A UFPA será representada pelas equipes Uirapuru, Iaçá e Águia de Marabá.

A idéia de participar da competição surgiu de um grupo de alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica, em 2009. Dessa iniciativa surgiram as equipe Uirapuru e Iaçá. A equipe Águia de Marabá é a mais nova representante da UFPA no evento, com alunos do campus de Marabá.

O professor Jerson Vaz, da Faculdade de Engenharia Mecânica, coordena a equipe Iaçá, que tem a maior experiência, estando no seu terceiro ano na competição. O professor ressalta que a equipe ficou em 38º lugar, entre as 96 competidoras, na edição do ano passado. Para este ano, a expectativa é ainda mais otimista. “A nossa meta é ficar entre os 10 primeiros colocados”, afirmou Jerson Vaz. Clique aqui para ver o aeromodelo da UFPA decolando.

A Região Norte não tem tradição no projeto e construção de aeronaves radio-controladas, mas as equipes procuram sedimentar o desenvolvimento de pesquisas científicas nessa área, já que  o estudo de asas de aviões de pequeno porte é importante para melhorar o desenvolvimento de turbinas eólicas e hidrocinéticas, que são áreas da Engenharia Mecânica. O professor ressalta que as equipes paraenses ainda não ganharam nenhum prêmio, pois são muito novas. “A competição já existe há 13 anos e só estamos competindo há três”, lembra o coordenador da equipe Iaçá.

Este ano, 97 equipes provenientes de 67 instituições de ensino do Brasil, México e Venezuela participam do evento. As equipes dividem-se em três classes: Regular, Aberta e Micro. Ao final do evento, quatro equipes vencedoras representarão o Brasil na SAE Aerodesign East Competition em 2012, nos Estados Unidos, sendo duas da Classe Regular, uma da Classe Aberta e uma da Classe Micro.

“A competição é muito acirrada, onde competem grandes instituições nacionais e internacionais, com uma infra-estrutura muito superior à nossa. Por isso estamos trabalhando em uma conquista gradativa, dentro das nossas possibilidades aqui na UFPA”, ressalta o professor Jerson Vaz.

Clique aqui para ver o aeromodelo da UFPA decolando no teste de voo. 

Texto: Anne Beatriz - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário