Encontristas! Monte Alegre: nosso primeiro destino!
MONTE ALEGRE
Monte Alegre foi instalada numa colina, junto a uma fonte de águas termais. É nela que começa um conjunto de serras em plena planície amazônica.
Nessas serras, povos pré-históricos habitaram cavernas e deixaram suas marcas, em pinturas rupestres preservadas hoje no Parque Estadual de Monte Alegre.
Nessas serras, povos pré-históricos habitaram cavernas e deixaram suas marcas, em pinturas rupestres preservadas hoje no Parque Estadual de Monte Alegre.
Ao lado da cidade, garças se instalaram numa encosta, que cobrem de branco ao amanhecer e ao anoitecer. No topo da colina, um mirante permite uma visão privilegiada da imensidão amazônica.
Chega-se ao Parque Estadual de Monte Alegre por via rodoviária. Ali estão as serras do Ererê, Paituna e da Lua, com grutas cobertas de pinturas rupestres. Entre elas, a gruta de Itatupaoca, um grande salão natural onde se realizam celebrações de Natal.
As trilhas mostram a face serrana da Amazônia - a mais de duzentos metros de altitude. Ao retornar do Parque, mergulhe nas águas sulfurosas das termas, exatamente como fizeram antes dezenas de exploradores da Amazônia.
Transporte para Monte Alegre: a partir de Santarém, por barco, ou de Belém e Manaus. Mais informações no site da Paratur (clique aqui).
Pinturas rupestres de Monte Alegre (PA) atraem turistas e pesquisadores do Brasil e do Exterior. Clique aqui e saiba mais!
O QUE VAI ACONTECER EM EM MONTE ALEGRE NOS DIAS DO XV IFNOPAP?
16/10 – 08h - Visita ao Parque Nacional de Monte Alegre para observação das fontes termais sulfurosas da região do Erere e o complexo das serras (Erere, Lua, Aroxi e Paytuna) que abrigam sítios arqueológicos com impressões da arte rupestre. Na ida ou na volta, pode-se fazer uma parada nas Águas Sulfurosas. - Guias acadêmicos: Profs da UFOPA: João Ricardo, Peleja, Luciana e João Feitosa
16/10 – 15h – Palestra - (Arqueólogo da USP a definir)
16/10 – 16h - MESA REDONDA - ARQUEOLOGIA DE SANTARÉM E MONTE ALEGRE - Edithe da Silva Pereira e/ou Vera Lúcia Calandrini Guapindaia (Museu Emílio Goeldi), Denise Schann (UFPA) e Denise Gomes (UFOPA)
16/10 – 17h30 - Encerramento das atividades locais - Profa. Maria do Socorro Simões e autoridades locais.
FONTE: UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário