quinta-feira, 1 de março de 2012

Calouros 2012 são recebidos com festa na UFPA



Tudo era alegria para mais de três mil novos universitários, que compareceram ao Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Pará, em Belém, nesta quinta-feira, 1º de março. A data marcou a programação oficial, organizada pela UFPA, para recepcionar os calouros 2012. Um presente e tanto para quem enfrentou a maratona do vestibular, e o ritual para ingressar na universidade, desde a habilitação até a matrícula e a orientação acadêmica. Felicidade, entusiasmo e satisfação foram os sentimentos que reinaram no campus da Universidade, com a chegada dos novos alunos.



Foi uma programação bastante animada. Uma euforia que contagiou até quem não é mais calouro. Os cursos se organizaram nas arquibancadas, o que serviu para deixar a festa mais bonita. Para Marcos Ferreira, calouro de Ciências Contábeis, a união é o diferencial do seu curso. “Nós estamos fazendo essa festa, juntos. Somos muito unidos, e percebemos isso desde cedo. Durante a vida acadêmica, eu acredito que todos nós continuaremos assim, ligados”.





Programação – O credenciamento começou às 14h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), onde os calouros trocaram 1 kg de alimento não perecível por um kit-calouro. Logo depois, o DJ Vitor Pedra comandou o palco, para receber os novos alunos no Ginásio.



A apresentação do evento ficou a cargo de veteranos e do cerimonial da UFPA. Mel Pinheiro, Marcio Dias e Adrielson Acácio, de Comunicação Social, Rômulo Miranda, de Turismo, e Mayara Lima, de Ciências Sociais, coordenados pela equipe da servidora Livi Gomes, promoveram jogos entre os calouros. Houve concursos de dança e sorteio de brindes.





Os dez primeiros colocados no Processo Seletivo 2012 receberam presentes, pelo êxito no concurso, dos patrocinadores Y. Yamada e Caixa Econômica Federal. Também foram apresentadas fotos dos Campi da UFPA. Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e pró-reitores da Universidade estiveram presentes.





Boas-vindas – O pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, disse que a administração superior da UFPA é parceira do movimento estudantil. “É importante a solidariedade entre todos os núcleos da Universidade, para defender o ensino superior público e gratuito.”





Para a pró-reitora de Ensino de Graduação - na ocasião representando o reitor Carlos Maneschy, que encontra-se em viagem institucional -, professora Marlene Freitas, os futuros profissionais formados na Instituição devem respeitar a região onde vivem. “A UFPA os acolhe na perspectiva de contribuir com a formação pessoal e profissional do cidadão, pensando como habitantes do Pará e da Amazônia”, declarou.



Também estiveram presentes os pró-reitores de Administração, Edson Ortiz; de Planejamento Institucional, Erick Pedreira; e de Gestão de Pessoal, João Cauby, além de diretores de unidades, como as representantes do Centro de Processos Seletivos (CEPS), professora Marilúcia Oliveira, e da Coordenadoria de Apoio ao Discente (Cadis/Proeg), servidora Rita Veras.





Repercussão – O encerramento da programação contou com distribuição de livros, CDs e outros brindes para os calouros presentes, e com um show da banda paraense Acordalice, conhecida no cenário musical local pelo seu repertório de rock dos anos 80.





A cobertura do evento nas mídias sociais também fez sucesso. Quem não pôde acompanhar as atrações no Ginásio da UFPA, teve a chance de assistir tudo, ao vivo, pelo Portal da UFPA. A transmissão foi uma parceria com a Academia Amazônia e o Centro de Tecnologia da Informação e Computação (CTIC/UFPA). A equipe de cobertura atualizava os internautas com textos e fotos instantâneas no Facebook e Twitter, onde a Recepção dos Calouros alcançou o 8º lugar nos Trending Topics (TT’s) de Belém.



Ao final do evento, 2.570 kg de alimentos tinham sido arrecadados, conforme informou a coordenação da programação. Quem quiser, ainda pode fazer sua doação, durante a Semana do Calouro, que acorre de 5 a 9 de março. A entrega deve ser feita na Cadis, localizada na Proeg, no 2º andar do prédio da reitoria.



Ao longo da próxima semana, vários cursos realizarão a “Semana do Calouro”, com programações organizadas pelos Centros Acadêmicos, para mostrar aos novos alunos como será a vida na Universidade, nos próximos semestres. Para a caloura Mayara Costa, de Ciências Sociais, “se tudo for do mesmo jeito que foi a programação de hoje, todos nós vamos continuar nos sentindo muito bem na UFPA”.



Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Karol Kahled

Nenhum comentário:

Postar um comentário