domingo, 25 de março de 2012

Parfor oferece mais de 14 mil vagas

Estão abertas as pré-inscrições para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial. Serão oferecidas 14.277 mil vagas em todo o Brasil para cursos que terão início no segundo semestre de 2012. Os professores em exercício na rede pública de educação básica podem realizar as pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril.
No Pará, são ofertadas 1.760 vagas pela UFPA, distribuídas em 44 turmas. O Plano foi implantado na UFPA em 2009, com 14 turmas e 470 alunos. Ao final de 2012, o Parfor deverá ter 272 turmas e 8.500 alunos, segundo o coordenador geral do Plano na instituição, Márcio Nascimento. “Hoje, temos 46 polos e 788 professores da UFPA envolvidos. O Parfor representa mais de 10% de toda a Universidade”, ressaltou o professor Márcio.
O Parfor UFPA oferece 22 cursos: Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Letras-Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Física, Química, Educação do Campo, Educação do Campo com ênfase em Ciências, Licenciatura Integrada, Biologia, Ciências Naturais e Educação Física.
O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo principal do Parfor é garantir aos professores, em exercício na rede pública de educação básica, uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.
SELEÇÃO
Serão ofertados cursos em 22 estados e no Distrito Federal. Para saber quais as instituições de ensino superior, cursos e número de vagas estão sendo ofertados, bem como realizar a pré-inscrição, os professores devem acessar a Plataforma Freire (freire.mec.gov.br), sistema informatizado do MEC para gestão da formação docente.

fonte (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário