terça-feira, 22 de novembro de 2011

Círio 2011: Tudo em nome da Fé

De acordo com a psicóloga, esse valor sobrenatural que chamamos de fé está presente na vida de todo ser humano.


Círio 2011: Tudo em nome da Fé
Cordeiros (imagerm/arquivo)
Santarém - "Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu." O pensamento é de Rui Barbosa, porém de ser tratada como estimulo a quem mora em Santarém.

Mas o que é a fé para quem trabalha diariamente pelo desenvolvimento de uma terra distante dos grandes centros e ao mesmo tempo, abençoada pela natureza?

“A verdadeira fé é quando você se atira, se joga, se entrega, se presta a um objetivo que você necessita em sua vida.” Diz o comerciante Edinaldo Aguiar

“Acreditar no teu objetivo, isso sim pra mim é fé e ter fé em Deus que é somente tendo fé nele que você consegue algo na vida, consegue crescer, realizar um sonho.” Afirma o relojoeiro Cleonor Reis.

“Fé, é o amor de Jesus que cresce a cada instante em nosso coração. Não importa o tamanho da sua fé, o que importa é você ter fé.” Conta a dona de casa, Marilene de Fátima.

O povo santareno sempre foi voltado para a religiosidade, que se faz presente até na maior manifestação folclórica de Santarém, o Sairé, simbolizado pelo arco que representa a santíssima trindade.

Em tudo se percebe fé, algo indispensável para quem sonha com dias melhores.

A psicóloga Vera Branco explica: “do ponto de vista psicológico a fé tá muito ligada a sentimento, não tá ligada a razão, é o sentir, por isso que a gente até diz assim, o correto não seria dizer ‘eu tenho fé’ seria dizer ‘eu sinto fé’ porque tá muito ligado ao sentimento, sentimento de que eu creio em alguma coisa que vá me preencher ou que vá resolver algumas situações que eu não consigo resolver sozinho.”

De acordo com a psicóloga, esse valor sobrenatural que chamamos de fé está presente na vida de todo ser humano.

Para a maioria das pessoas o ser superior é Deus. É a ele que todos recorrem nos momentos de dificuldade. É na igreja que as pessoas oram estabelecendo um contato entre criatura e criador, e um pedir e agradecer as graças alcançadas.

O mestre em teologia Pe. Ivair Silva Costa explica de onde surge a fé. “Parte do princípio que é muito melhor e é válido, acreditar e crer em alguém absolutamente bom de que em qualquer uma de suas criaturas.”

Assista a reportagem



Como todo sentimento e emoção, a fé também não pode ser escondida. O mestre em teologia afirma que mesmo que seja algo pessoal, a manifestação é social.

“Nós temos que entender essa fé como um dom, uma gratuidade, e aplicar essa fé nas nossas realidades, de modo que elas venham somar para nós caminhos, oportunidades para comunhão com as pessoas.”

É através da fé que pessoas alcançam graças e se apegam ainda mais à religião, por isso cada vez mais as pessoas manifestam esse sentimento, compartilhada mesmo que por intercessão de personagens importantes da religiosidade para um povo que também destaca a mãe de Jesus.


fonte: notapajos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário