
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram na última quinta-feira, 17, os indicadores de qualidade das Instituições e cursos de educação superior do País. Segundo os dados, os cursos de Biomedicina e Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), com nota 4, estão entre os melhores do Estado.
O Inep avaliou 2.176 instituições públicas e privadas em todo o país. A UFPA está entre os 44,02% das instituições de ensino superior brasileiras que receberam conceito 3 na avaliação. “Esta nota é satisfatória, mas como se refere aos três últimos anos (ou seja, 2008, 2009 e 2010) e tivemos problemas no sistema de informações docentes em 2008, esperamos que, em 2012, nosso conceito seja 4, que é atribuído para instituições com média maior que 2,94. Este ano, a UFPA recebeu média 2,76”, explica Lúcia Harada, diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade (Proeg).

Mais populosa - A Universidade é a 15ª no ranking com maior quantidade de cursos avaliados, sendo a única instituição do Norte do País com elevado número de cursos de graduação. Segundo os dados do Censo da Educação 2010, divulgados também pelo Inep/MEC, em novembro, a UFPA continua sendo a maior universidade brasileira em número de alunos na graduação, com 32.169 alunos matriculados.
“O elevado número de cursos e alunos torna o desafio de alcançar a excelência mais complexo. Afinal, atingir nota 4 ou 5 em mais de oitenta cursos requer trabalho e dedicação bem mais intensos do que fazê-lo para um número menor de graduações”, conta a diretora.
Durante o Enade 2010, 87 cursos da UFPA foram avaliados e 61 deles receberam nota correspondente ao Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), que atribui valores de 1 a 5 aos cursos de graduação. As notas de três a cinco significam conceito satisfatório e as notas um e dois, desempenho insatisfatório.

Entre os cursos da Federal Paraense avaliados, estavam Agronomia (Marabá e Altamira), Medicina Veterinária (Castanhal), Serviço Social (Breves) e os cursos ofertados em Belém, de Biomedicina, Odontologia, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Destes, os cursos de Biomedicina e Serviço Social, do Campus de Belém, receberam nota 4. Por outro lado, o curso de Agronomia ofertado em Altamira, recebeu nota 2, considerada insuficiente pelo MEC.
Avaliação dos cursos - Para a Diretora de Ensino da UFPA, a melhoria dos indicadores de desempenho dos cursos de Biomedicina e Serviço Social está relacionada a trabalhos de conscientização dos alunos sobre o Enade, como ele funciona e a importância de efetivamente comparecer ao Exame erealizá-lo. Neste caso, a melhoria dos indicadores mostra o papel estratégico dos estudantes e a necessidade deles se envolverem mais institucionalmente.
“Em relação ao curso de Agronomia, vamos pedir uma visita in loco de especialistas do MEC para reavaliar o curso. Este processo envolve várias etapas, iniciando com um diagnóstico das condições do curso e a elaboração de um plano de melhorias desenvolvido pela Faculdade, com o apoio da PROEG. Historicamente, nestas visitas, sempre conseguimos melhorar as notas atribuídas”, assegura Lúcia Harada.
Segundo a diretora, explicar o porquê deste resultado aind

Enade 2010 - O Ministério da Educação avaliou 2.176 instituições de ensino superior, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. Em 2010, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliou as áreas de saúde e ciências agrárias, distribuídas em 14 cursos: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Agronomia e Zootecnia.
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário