quarta-feira, 16 de novembro de 2011

UFPA apresenta sua produção na 14ª Jornada de Extensão


Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, professores e alunos da UFPA apresentarão o resultado de seus projetos culturais e acadêmicos no maior evento de extensão universitária do norte do país. A programação da 14ª Jornada de Extensão da Universidade Federal do Pará conta com shows, teatro, dança, prestação de serviços, mostra de trabalhos acadêmicos e palestras sob o tema “Meio ambiente e responsabilidade social”. O objetivo do evento é aproximar mais a cidade – e a sociedade – da ciência e da arte produzida na UFPA.
A Jornada acontece no chamado Corredor Cultural de Belém (São Brás-Nazaré) em diversos prédios históricos, e culmina em palco armando em frente ao Mercado de São Brás, prédio centenário que emprestará seu estilo art noveau para o cenário da mostra de espetáculos de teatro e dança do Projeto Cena Aberta, que será seguida pelos shows dasbig bands da Escola de Música da UFPA – SAM BandGraduation Band – e do grupo Carimbó de Icoaraci – integrante do Projeto de Extensão Carimbó.Net.
Cultural. A programação artística começa no dia 16, às 19h, após a abertura oficial da Jornada, com o Projeto Cena Aberta que apresenta trechos de espetáculos da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Em seguida entra em cena a Sam Band. Jazz e swing em alto estilo é o que podemos esperar desta big band que apresentará os arranjos do regente Elienay Carvalho para clássicos da MPB e do pop mundial, de Tom Jobim a Bee Gees. A irreverência é um tempero a mais no repertório que também traz Carlinhos Brown e Michel Jackson. Criada em 2003 e formada por cerca de 20 instrumentistas, a Sam Band é formada por naipes de saxofones, trompetes, trombones, baixo, violão, piano e bateria. Uma apresentação empolgante e emocionante a céu aberto, para toda a cidade.
No dia 17, a partir das 18h, continuam as apresentações do Cena Aberta e a música ficará por conta do Carimbó de Icoaraci que fará as saias girarem em São Brás como tem feito todo domingo, há mais de 10 anos no Espaço Cultural Coisas de Negro. Para aqueles que preferem evitar os vinte quilômetros que separam o centro de Belém do Distrito de Icoaraci, esta é a oportunidade de vivenciar a cultura popular da cidade e todo o calor de seus ritmos e tambores. O grupo faz parte do Projeto Carimbó.Net, que experimenta as ferramentas digitais de comunicação para a promoção dos ritmos tradicionais paraenses e, entre outras ações,  criou a Biblioteca Digital do Carimbó (www.bibliotecadocarimbo.net). O show será transmitido pela WEB TV Coisas de Negro em www.coisasdenegro.blogspot.com.
No dia 18, às 19h, o Grupo Shinnsekay apresenta trecho do espetáculo “Ryuseikai” de dança contemporânea japonesa e é seguido pelo grupo de “taiko” - tambores japoneses - Seishin Daiko. Na seqüência se apresenta a Gaduation Band espalhando toda energia de seus vinte jovens músicos (e musicistas, mulheres) apresentando clássicos da música pop mundial em versões instrumentais – e jazzísticas – arranjadas pelo regente Miguel Neto. James Bown, Michel Jackson, Pixinguinha e Villa-Lobos são alguns dos nomes relembrados por esta Big Band formada no ano passado com alunos da licenciatura e bacharelado em música da UFPA. Em apenas um ano de formação, graças ao carisma de suas musicistas e seus músicos, a Graduation já contagiou platéias em mais de dez eventos em Belém, Bragança e Ouro Preto-MG. Ainda na sexta, Rosilene Cordeiro, aluna da especialização da ETDUFPA, apresenta sua performance “Me alugo para sonhar”.
Corredor Cultural – A primeira vez que a expressão foi utilizada para designar o percurso “Nazaré-São Brás” foi em 2009, quando a UFPA promoveu a apresentação de grupos artísticos em diversos palcos armados neste trecho da cidade. A programação era conduzida por um trio elétrico e tinha o objetivo de valorizar prédios históricos como o Instituto de Artes do Pará, o bicentenário Colégio Gentil Bittencourt, entre outros. Desde então, as jornadas de extensão têm sido realizadas em instituições públicas e privadas deste endereço, contribuindo também para uma maior proximidade com o público externo.
O Mercado de São Brás foi escolhido para a culminância do evento por sua bela fachada em estilo art noveau e neoclássico que, iluminada à noite, cria uma atmosfera inspiradora para os shows e a mostra de espetáculos de teatro e dança. Os botecos e a feira de artesanato do Mercado completam o cenário.
Parceria SESI-UFPA. Através de uma parceria entre UFPA e SESI – Serviço Social da Indústria, cerca de 600 crianças e adultos têm recebido aula de música para diversos instrumentos e canto. Alguns destaques dos cursos, como canto popular e teclado em grupo, serão apresentados nos intervalos das mostras de trabalhos acadêmicos ao longo do Corredor Cultural: no IAP - Instituto de Arte do Pará, Casa da Linguagem, Escola de Música da UFPA, Delegacia Geral da Polícia Civil e FIEPA/SESI.
Prestação de Serviços. No período do evento, de 08h às 12h, serão ofertados no Mercado de São Brás os serviços gratuitos de exame preventivo de câncer pulmonar, atendimento jurídico, teste de glicemia e pressão arterial, avaliação nutricional e avaliação de doenças hereditárias.
Serviço
14ª Jornada de Extensão da UFPA – Atividades Culturais
Local: Em frente ao Mercado de São Brás
Dia 16, Quarta
19h – Projeto Cena Aberta
19h30 – Sam Band
Dia 17, Quinta
18h – Projeto Cena Aberta
18h30 – Grupo Carimbó de Icoaraci
Dia 18, Sexta
19h Cena Aberta - Grupo Shinnsekay (dança contemporânea japonesa) e Grupo Seishin Daiko (tambores japoneses)
Performance “Me alugo para sonhar” de Rosilene Cordeiro
19h30 – Graduation Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário