quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PSE indígena 2012 está com inscrições abertas


A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu mais um Processo Seletivo Especial para povos indígenas. Este é o terceiro ano do edital, que cria duas vagas em cada curso ofertado pela Instituição para serem disputadas somente entre candidatos que comprovarem pertencimento a alguma etnia. As inscrições online prosseguem até o próximo dia seis de dezembro, por meio do site do Centro de Processos Seletivos (Ceps).

Segundo informa o coordenador pedagógico do Ceps, Arquimimo Almeida, o número de vagas criadas para a concorrência exclusiva dos indígenas, em 2012, é de 352 vagas. Dessas vagas, 178 são para cursos na capital e 174 são para cursos ofertados no interior do Estado.

De acordo com Arquimimo Almeida, nem todos os cursos ofertados no Processo Seletivo Especial para indígenas apresentam demanda. “Nesse caso, as vagas que não forem disputadas, automaticamente, deixam de existir”. No último processo, em 2011, apenas 30 cursos tiveram vagas demandadas pelos indígenas, dentre eles, os mais disputados foram Pedagogia, em Altamira, com 4 candidatos/vaga, e Medicina, em Belém, com 3,5 candidatos/vaga.

Datas importantes - O Processo é constituído de duas etapas: uma prova escrita e uma entrevista. A prova escrita ocorre no dia 15 de janeiro, das 8h às 11h . O exame será aplicado em Belém e nos campi de Altamira e Marabá. A etapa de entrevistas individuais com os candidatos inicia-se no mesmo dia 15, à tarde, e continua até o dia 17 de janeiro. Nesta etapa, os candidatos terão analisados o histórico escolar do ensino médio e a documentação que comprovam o pertencimento a etnias indígenas. Tal documentação deve ser entregue, ou enviada via Correios, ao Ceps, em Belém, ou às secretarias dos campi de Altamira e Marabá, entre os dias 5 e 7 de dezembro. 

Para conferir o edital, clique aqui.
Para conferir as datas importantes e os prazos do Processo, clique aqui
As inscrições estão disponíveis aqui (somente a partir do dia 8)

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Karol Khaled

Um comentário:

  1. A participação do povo indigena ainda é pequena, mas espero que meu povo aprenda cada dia a buscar seus direitos perante a sociedade e mostrar que somos sim capazes de ir além....
    Rosiane.

    ResponderExcluir