sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Reitor conversa com universitários sobre moradia estudantil


Cerca de 60 estudantes universitários que participam do XV Encontro Norte Nordeste de Casas de Estudantes (ENNECE), sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), estiveram presentes em uma manifestação no prédio da Reitoria da Universidade, das 11h30 às 13h30, pedindo mais ações voltadas para a moradia estudantil. O reitor Carlos Maneschy e o pró-reitor de Extensão Universitária, Fernando Arthur Neves, conversaram com os alunos explicando que o projeto da Casa do Estudante da UFPA, em Belém, já está em andamento.


Entre as principais reivindicações dos estudantes, incluindo representantes da Casa do Estudante da UFPA (CAESU) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), estavam esclarecimentos sobre o andamento do projeto, agilidade nas decisões e prazos que indiquem quando os estudantes terão a Casa à sua disposição.


O reitor Carlos Maneschy lembrou que o processo em que consta o projeto da nova Casa do Estudante da UFPA está em andamento há dois anos, conforme havia sido acordado com os estudantes desde o período em que ele ainda era candidato a reitor, que todos os documentos já foram disponibilizados à comunidade estudantil e que pôde tirar xerox de todo o processo na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), após reunião no mês de outubro. (leia aqui 


Casa será dentro do Campus da UFPA - No início, as ações visavam à aquisição de um prédio para sediar a Casa fora da Universidade, devido à falta de espaço disponível dentro da Cidade Universitária José da Silveira Netto. Espaços atualmente não utilizados já estão distribuídos, segundo o Plano Diretor da Universidade, principalmente para obras relativas à expansão universitária ligadas ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).


Segundo o reitor Carlos Maneschy, o tema da moradia estudantil seria tratado na audiência que estava marcada para a última terça-feira, 1° de novembro,  a qual foi adiada a pedido dos estudantes. “A experiência do andamento do processo de aquisição nos mostra que as limitações legais e burocráticas para a aquisição de um prédio que contenha todas as especificações necessárias para sediar a Casa do Estudante da UFPA torna a construção de um prédio, dentro da Universidade, mais ágil. Atualmente, estamos renegociando espaços do Campus III, que foram cedidos ao governo do Estado três anos atrás, com o desejo de, de posse desses espaços, construir a Casa próxima ao Portão III da UFPA, onde está a estação de ônibus”, informou o reitor.


Comissão de estudantes participa da elaboração e acompanhamento do Projeto - O reitor informou que a elaboração de um projeto para a Casa do Estudante e o início da licitação para sua construção devem demorar de dois a quatro meses. “Não posso indicar prazos exatos, porque neste processo há muitos pontos que independem da Reitoria. Porém, estamos trabalhando para que a nova CAESU seja realidade o mais rápido possível”, assegurou. Além disso, segundo Carlos Maneschy, o projeto já em trâmite atende a todas as demandas dos estudantes de Belém.


O dirigente da UFPA pediu aos alunos que formassem uma comissão de três estudantes, com representantes da CAESU e do DCE, para trabalhar com a Proex e a Prefeitura da UFPA  e acompanhar o andamento das ações. A primeira reunião da Comissão já está agendada para o dia 8 de novembro, às 15h, com o diretor da Assistência e Integração Estudantil, José Maia, e com um representante da Prefeitura do Campus.



Números da Moradia Estudantil na UFPA - O projeto da Casa do Estudante em Belém prevê acomodações para cerca de 110 estudantes, homens e mulheres. Hoje, a UFPA mantém quatro casas de estudantes e um alojamento estudantil, além de disponibilizar 204 bolsas para o Auxílio Moradia, dentro do Programa Bolsa Permanência. Ao todo, 147 alunos vivem nas casas de estudantes, sendo 17 em Breves, 44 em Altamira, 30 em Belém, 12 em Castanhal e 44 no alojamento de Tucuruí.


Sobre a construção de casas do estudante em outros campi, Carlos Maneschy e Fernando Arthur informaram que há projetos em andamento, mas a maior demanda está na capital. Já quanto à construção de restaurantes universitários nos demais campi, os dirigentes afirmaram que, mais cedo, nesta quinta-feira, 3 de novembro, participaram de uma reunião com o coordenador do Campus de Castanhal sobre o andamento do projeto do RU de Castanhal, o primeiro dos demais a ser inaugurado.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Karol Khaled

Nenhum comentário:

Postar um comentário